Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Comissão Vida e Obra de Paulo Freire convida a comunidade do campus para conhecer atividades realizadas por "pratas da casa"

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 18h31 | Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2021, 14h10 | Acessos: 848

Evento no dia 19/07 dá continuidade a série de ações indissociáveis promovidas pelo Campus com temática alusiva ao centenário de Paulo Freire

Acontece na segunda-feira, 19 de julho de 2021, às 19h, mais um encontro da ação Círculos de Consciência: Esperançar é preciso! A proposta desta vez é o primeiro encontro virtual com "pratas da casa", isto é, uma conversa sobre ações que estão sendo realizadas no Campus que abordam a vida e obra Paulo Freire. A atividade terá como convidadas a professora Dra. Liliane Madruga Prestes, do IFRS - Campus Porto Alegre, e Laíse da Silva Durante, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Campus. O evento on-line será realizado através do Google Meet, pelo link meet.google.com/xbc-pkay-mco (aviso: número limitado de participantes). Em caso de necessidade de tradução e interpretação em Libras, entre em contato com a comissão até 16 de julho pelo e-mail anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br.

A proposta dos Círculos é promover rodas de conversa para discutir textos, vídeos e outros materiais que dialoguem com a obra e o legado de Paulo Freire. A atividade faz parte da série de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes, em alusão ao centenário do educador brasileiro, celebrado neste ano.

E fica o convite: você utiliza Paulo Freire em suas aulas? Conhece algum colega que faz um trabalho bacana com ele? Que tal nos contar? A comissão organizadora das ações Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes deseja valorizar o que acontece no nosso Campus! Contato pelo e-mail: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br.

Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes

Em 19 de setembro de 2021 celebra-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira. Para marcar a data, as equipes da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre promoverão uma série de ações indissociáveis ao longo do ano, com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando saberes. As atividades são coordenadas por uma comissão que está organizando a concepção e realização das propostas.

Toda a comunidade acadêmica - estudantes, servidoras, servidores e, também, comunidade externa - está convidada a participar e a contribuir com proposições, tais como palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros temáticos transversais com essa temática, leituras e textos trabalhados em componentes curriculares, entre outras tantas possibilidades que abrangem a vida e a obra de Paulo Freire.

No ano em que se completa o centenário do nascimento de Freire, considera-se relevante as instituições de ensino promoverem um amplo debate sobre a herança teórica, cultural e educacional deste que é um dos mais influentes pedagogos, mundialmente conhecido e influenciador do movimento Pedagogia Crítica. Ressalta-se, ainda, que as contribuições do educador vão ao encontro da criação e dos princípios norteadores dos Institutos Federais.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail da comissão: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br