Estudante, o IFRS quer te conhecer melhor! Participe do Diagnóstico Discente até 14 de outubro
Os estudantes do IFRS estão convidados a responder questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais, de socialização, projetos de vida e reflexos da pandemia. Trata-se da segunda edição do Diagnóstico Discente, que está coletando informações por meio de questionários a serem aplicados em todos os campi, coordenados pelas Comissões Internas de Acompanhamento de Ações de Permanência e Êxito (Ciaape). No Campus Porto Alegre, a aplicação dos questionários junto aos estudantes foi ampliada até 14 de outubro.
ACESSE AQUI O QUESTIONÁRIO E PARTICIPE!
O conhecimento das características dos estudantes do IFRS ajuda a identificar fragilidades que prejudicam a permanência dos estudantes na escola e o sucesso com os estudos, servindo como subsídio para a elaboração do plano estratégico de permanência e êxito de cada campus. Após a coleta e análise dos dados, as informações também serão disponibilizadas em plataforma interativa no site do IFRS, na aba Observatório de Permanência e Êxito.
Saiba mais
O IFRS preocupa-se em desenvolver práticas que objetivam, além do acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Para consolidar o desenvolvimento dessas práticas, a CIAAPE atua no diagnóstico, análise e proposição de ações que, implementadas, podem ampliar e melhorar os índices de permanência e êxito dos estudantes.
O Diagnóstico faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino. A necessidade de realização do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 como uma forma de identificar semelhanças e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para o Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) do IFRS.
O PEPE é resultante de um processo de construção coletiva que tem como objetivos específicos: identificar as fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudantes; categorizar as fragilidades nas características propostas neste plano como individuais, internas e externas; estabelecer estratégias para cada uma das metas, com vistas à permanência e êxito dos estudantes; acompanhar o desenvolvimento das ações propostas; avaliar os resultados, com vistas ao aprimoramento do plano, bem como, incentivar a Instituição a promover e executar ações educacionais inclusivas.
Para consolidar a proposta deste Plano Estratégico, os campi foram solicitados a realizar diagnósticos locais sobre retenção/reprovação e evasão e diagnóstico discente nos cursos técnicos e superiores da Instituição, bem como, estabelecer um conjunto de ações para superar a evasão e proporcionar a permanência e o êxito.
A primeira edição foi realizada no ano de 2019. O novo diagnóstico poderá avaliar questões impostas pela pandemia de Covid-19 e pela adoção, no IFRS, de atividades pedagógicas não presenciais e ensino remoto, que percorreu os anos de 2020 e 2021.
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