Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes do Pronatec do IFRS participam de formatura com a presidente Dilma Rousseff, em Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Estudantes do Pronatec do IFRS participam de formatura com a presidente Dilma Rousseff, em Porto Alegre

Publicado: Sexta, 11 de Abril de 2014, 14h30 | Última atualização em Sexta, 11 de Abril de 2014, 14h30 | Acessos: 1230

Em uma cerimônia com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) se formaram em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nesta sexta-feira, 11 de abril. A solenidade ocorreu no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre.

Em seu discurso, a presidente reforçou a importância do ensino técnico para o desenvolvimento do País e fez uma saudação especial aos professores e trabalhadores em educação. "A educação é um dos caminhos para tornar permanente a conquista de cada um de nós no Brasil. Por isso esse esforço imenso em fazer 8 milhões de matrículas no Pronatec até 2014." Dilma destacou que, quanto mais estudo a população tiver, mais as famílias viverão melhor e o Brasil poderá crescer. "Quem não faz o curso também será beneficiado, porque cada um de vocês (formandos) trará benefícios para o país." Ela destacou a qualidade dos cursos Pronatec, oferecidos nas instituições federais de ensino e nos serviços nacionais de aprendizagem.

A oradora da formatura, Raquel Bohnert Saraiva, que cursou o Técnico em Plásticos no Câmpus Farroupilha do IFRS, contou sua história de esforço e superação. "Após o término do ensino médio, passei a trabalhar em empresas ligadas à transformação de polímeros. Durante alguns anos, atuei sem muitas perspectivas de evolução na carreira." Ela começou o curso em 2011 e hoje trabalha em uma empresa da área, onde já foi promovida de cargo. "Espero que minha história mostre que quando unimos força de vontade com a oportunidade de buscar o conhecimento, modificamos nossas vidas", afirmou.

A presidente Dilma, em seu discurso, várias vezes mencionou o exemplo de Raquel. "Essa porta que é o Pronatec só abre corretamente se a pessoa se esforçar. Aqui vemos o esforço de cada um dos formandos, depois o apoio da família e a sensibilidade e esforço do governo em abrir a porta para as oportunidades."

A formanda Rosa de Lourdes Borges de Souza, do curso Técnico em Agropecuária do Câmpus Vacaria, representou os alunos do IFRS ao receber o diploma no palco das mãos da presidente.

Entre os formandos do IFRS, estiveram representantes dos Campus de Alvorada, Farroupilha, Caxias do Sul, Ibirubá, Restinga (POA), Porto Alegre, Vacaria, Viamão, Rolante e Rio Grande. Foram formados também alunos do Pronatec do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), totalizando em torno de 1.000 (mil) estudantes.

Dos estudantes para a presidente

As alunas de curso da área de panificação do Mulheres Mil Pronatec do Câmpus Ibirubá entregaram para a presidente Dilma Rousseff um livro de receitas poetizado produzido pelo grupo, nomeado "Mulheres Mil - Receitas de Vida". Os estudantes do curso de Agricultura Familiar do Câmpus Viamão levaram uma cesta de produtos agrícolas.

O IFRS e o Pronatec

A reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, salienta que o Pronatec é referência na expansão da educação profissional que ocorre no Brasil: "O IFRS sempre acreditou neste projeto, por entender que é a forma de potencializar os desenvolvimentos regionais e do Estado. A proposta de expansão da educação profissional transforma a vida das pessoas, garante oportunidades, escolaridade e a possibilidade de sonhar com um futuro melhor".

Há cursos do Pronatec ligados ao setor agrícola, ao comércio e aos serviços ofertados em grandes ou pequenos municípios. "São vidas completamente diferentes transformadas pelo mesmo programa. É uma experiência única para nós, servidores públicos, que fazemos parte desta mudança", salienta a reitora.

Pelo Pronatec, o IFRS oferece cursos técnicos de nível médio (entre 800 e 1.200 horas/aula), Formação Inicial e Continuada - FIC (de 160 a 400 horas), Mulheres Mil e Pronatec Educação de Jovens e Adultos (EJA) FIC, todos gratuitos. Para 2014, são previstas 8.960 vagas ofertadas pelo instituto em pelo menos 70 municípios do Rio Grande do Sul.

O programa foi criado em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Todos os cursos são gratuitos.

[caption id="attachment_37940" align="aligncenter" width="2592"]Formandos do Pronatec Formandos do Pronatec[/caption]

[caption id="attachment_37941" align="aligncenter" width="2592"]Raquel, estudante do IFRS e oradora da formatura Raquel, estudante do IFRS e oradora da formatura[/caption]

[caption id="attachment_37942" align="aligncenter" width="2592"]Autores no palco da formatura Autoridades no palco da formatura[/caption]

(Texto: Depto. de Comunicação da Reitoria do IFRS / Fotos: Assessoria do Comunicação do Câmpus Porto Alegre do IFRS)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->