Estudantes propõem soluções criativas contra consequências da Covid-19
Estudantes e servidores do Campus Porto Alegre participaram da edição virtual do Desafio Criativo do IFRS
Ideias plurais com um objetivo comum: ajudar a comunidade a enfrentar consequências da pandemia de Covid-19. Foram cinco produtos ou serviços propostos por estudantes do IFRS que aceitaram o convite de passar por duas semanas intensas, participando do III Desafio Criativo, nesta edição em formato totalmente virtual. A atividade teve início no dia 13 de maio, e o encerramento foi realizado nesta quarta-feira, 27 de maio de 2020, em uma plataforma online (foto), com a apresentação das soluções pensadas e prototipadas pelas equipes.
As questões que motivaram os grupos foram: acesso ao ensino público em condições de trabalho remoto; divulgação de informações concretas em meio às fake news sobre a Covid-19; saudade em períodos de distanciamento social; e estratégias de negócios por meio de redes sociais de microempresários (confira abaixo). Cada equipe realizou dez entregas durante os 15 dias, até chegar à solução final: alternativas inovadoras, mas simples e de baixo custo.
Trabalhando em quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada), os 35 estudantes de diferentes campi do IFRS tiveram o apoio de 20 mentores e 50 especialistas, além da Comissão Organizadora do evento. O IFRS - Campus Porto Alegre esteve representado nessa edição virtual do Desafio com a participação dos estudantes Kênya Silva dos Santos Moraes e Dyowanne Hiulei Schmitt, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, e Scarlet Abreu de Freitas, do curso Técnico em Administração modalidade PROEJA. Além dos estudantes, servidores do campus também participaram como coordenadores, mentores e especialistas auxiliando os estudantes na criação de suas propostas: a técnica-administrativa Ana Rosaura Moraes Springer e os docentes Carine Bueira Loureiro, Evandro Manara Miletto, Marina Cyrillo, Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva, Silvia de Castro Bertagnolli e André Peres.
Durante o período de Desafio, os organizadores contabilizaram mais de 10 mil mensagens trocadas nos grupos e canais de discussão da plataforma utilizada (a Rocket.Chat) e várias videoconferências nas equipes. Foram aproximadamente cem vídeos produzidos entre estudantes e especialistas. Para o coordenador da Comissão Organizadora do Desafio, Anderson Yanzer, a experiência foi muito exitosa mesmo no novo formato virtual.
Na atividade de encerramento, as falas foram dominadas por palavras como dedicação, esforço, conhecimento, criatividade, enriquecimento, colaboração e capacidade de aliar teoria e prática para a resolução de problemas da sociedade. O reitor, Júlio Xandro Heck, fez agradecimentos e se disse orgulhoso dos resultados do Desafio: “A cada evento que participo, nossos estudantes me surpreendem. Trabalharam com problemas que hoje estão angustiando a sociedade como um todo. E foi possível ver que a empolgação não é só dos estudantes, mas também dos servidores que se envolveram”.
Estavam presentes no encerramento os pró-reitores de Ensino, Lucas Coradini, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto. Coradini salientou que o Desafio incentiva o pensamento inovador dos estudantes e observou que os participantes se envolveram de forma apaixonada nas atividades propostas. Girotto destacou os resultados positivos da integração entre estudantes de diferentes campi e áreas, assim como de técnicos e docentes.
> Confira abaixo os vídeos de apresentação das soluções propostas por cada equipe. Cada um tem até 5 minutos de duração.
– Equipe Acesso:
– Equipe Coronanews:
Como levar informações concretas à população acerca do COVID-19, em meio às fake news?
– Equipe conexão solidária:
Como enfrentar a saudade e as dificuldades encontradas em ajudar as pessoas a distância?
– Equipe Mesh Solutions:
– Equipe Motiveduca:
(Texto adaptado com informações do Portal do IFRS)
Leia também:
Desafio virtual e criativo movimenta comunidade acadêmica por soluções contra a Covid-19
Redes Sociais