Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estude no IFRS: candidatos precisam ter cadastro no gov.br, CPF e RG para se inscrever
Início do conteúdo da página

Estude no IFRS: candidatos precisam ter cadastro no gov.br, CPF e RG para se inscrever

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 12h21 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 09h39 | Acessos: 1021

Para estudar no IFRS, é preciso se inscrever para uma seleção, o Processo Seletivo de Estudantes. As inscrições para começar a estudar no primeiro semestre de 2023 ocorrerão de forma on-line, no período de 03 a 24 de outubro de 2022, e poderão ser realizadas no site de ingresso (no período de inscrições, o link estará disponível na capa do site).

O que é necessário para se inscrever?

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). No momento da inscrição, não poderá usar o número de documento dos pais para se inscrever. É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Saiba mais sobre: como fazer a carteira de identidadecomo fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (lembrando: esse link estará disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br no período de inscrições: 03 a 24 de outubro), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2023/1 (confira aqui os cursos que ofertam vagas).

Sobre a conta gov.br

A conta gov.br é uma representação digital de quem você é. Ela permite a sua identificação e a comprovação de quem você é para interagir em meios digitais.

Em meios presenciais, você precisa preencher formulários, apresentar sua carteira de identidade e assinar documentos para provar quem você é e poder realizar algumas transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.

No ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, de forma on-line. Você irá utilizá-la para acessar os serviços públicos que são digitais (sites de governo), interagir com o governo assinando documentos digitais necessários em processos eletrônicos, além de realizar outras transações, como se inscrever para o Processo Seletivo do IFRS.

A conta gov.br permite que qualquer pessoa se identifique para interagir on-line com o governo.

Veja abaixo como criar sua conta:

Para criar sua conta no portal gov.br, acesse o endereço https://www.gov.br/pt-br ou baixe o aplicativo gov.br no seu celular. Ao abrir a tela, clique em “Entrar”. Na tela inicial, digite seu CPF e clique em “Continuar”. E você será direcionado para criar uma conta.

Você será guiado em todos os passos! Para iniciar, responderá a um questionário on-line e sua conta estará criada. Lembre-se que não há custos para criar sua conta gov.br e as suas informações estão protegidas.

Caso você possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria facial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Se der tudo certo, sua conta já estará criada e você receberá uma mensagem de sucesso. Caso não tenha CNH ou biometria no TSE, poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados!

Caso tenha dúvidas acesse a aba de perguntas frequentes no site gov.br.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->