Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Evento de extensão "Oficina de leitura em língua inglesa 2022: autoria negra" recebe inscrições
Início do conteúdo da página

Evento de extensão "Oficina de leitura em língua inglesa 2022: autoria negra" recebe inscrições

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 17h24 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 19h41 | Acessos: 782

Estão abertas as inscrições para o evento de extensão "Oficina de leitura em língua inglesa 2022: autoria negra", sob coordenação da professora Renata Severo. Os encontros da oficina ocorrerão dias 08, 22 e a 29 de junho, quartas-feiras, às 18h, de forma on-line, por meio da plataforma Meet. A atividade tem o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI e do Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura - PROPEL, ambos do Campus Porto Alegre.

Serão três encontros síncronos de duas horas e as pessoas participantes devem reservar aproximadamente três horas para a leitura e estudo dos textos antes de cada encontro. De acordo com a proposta desta edição, o objetivo principal das atividades é a familiarização com três conceitos fundamentais para se pensar a negritude e a luta antirracista: autodefinição (COLLINS, 2000), autodeterminação (LORDE, 2009) e dupla consciência (DUBOIS, 2021). Os textos poderão ser lidos em inglês ou em português. 

Pessoas com qualquer nível de proficiência em língua inglesa, do mais básico ao avançado, podem participar da oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia de realização de cada evento, através do formulário disponível neste link.

Este é o quarto ano que o evento nessa temática se realiza. Segundo Renata, as ‘Oficinas de Leitura em Língua Inglesa: Autoras Negras’ iniciaram-se em 2018 com o intuito de promover a leitura e o debate de textos produzidos por mulheres negras originalmente em língua inglesa que ainda não tinham tradução publicada no Brasil. Em 2020, o termo “women of colour”, em lugar de “autoras negras”, foi usado para indicar a inserção de textos produzidos por mulheres não brancas, mas não necessariamente negras. "Neste ano, além de trabalharmos com textos que já possuem tradução publicada no Brasil, pela primeira vez, estudaremos um texto de autoria masculina", salienta a coordenadora da atividade.

 Confira a programação dos encontros:

  • 08/06 - W.E.B. DuBois: dupla consciência
  • 22/06 - Patricia Hill Collins: autodefinição
  • 29/06 - Audre Lorde: autodeterminação

 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->