Evento "#euLEIOcordel: informação, memória, folclore, literatura e biblioteca" acontece dia 11/11 no Campus Porto Alegre
Acontece no dia 11 de novembro, das 8h30 às 12h, no auditório Rui Cruse do IFRS - Campus Porto Alegre, o evento #euLEIOcordel: informação, memória, folclore, literatura e biblioteca, promovido pelo programa de extensão CERLIJ - Centro de Referência em Literatura Infanto-Juvenil, do Campus Porto Alegre e pelo Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade, da FABICO/UFRGS e do IFRS, em uma parceria com a editora Paulus. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/
O evento promoverá um encontro entre o escritor e poeta popular Marco Haurélio* e a doutoranda e Bibliotecária pernambucana Vania Ferreira da Silva* (UFRPE), mediado pelo Prof. Dr. e poeta Marlon de Almeida, trazendo um debate que relacionará os temas informação, memória, folclore, literatura e biblioteca e o gênero Cordel.
Meu amigo, minha amiga,
Olha só que coisa linda
Que o Instituto Federal
Muito em breve nos dará:
Dia onze de novembro
Estaremos recebendo
A convite do CERLIJ
Gente da melhor estirpe.
O poeta Marco Haurélio
Dos sertões autor egrégio
E a incrível Vânia Silva
De cordel mui entendida.
Quer saber das presepadas
E dar muitas gargalhadas
De João Grilo e de Chicó?
Vem com a gente, vem pra nós.
(Marlon de Almeida)
Será fornecido certificado aos participantes que tiverem, no mínimo, 85% de frequência. Confira a programação:
*Vania é mestra em Ciência da Informação pela UFPE, possui especialização em Cultura Pernambucana pela FAFIREe graduação em Biblioteconomia pela UFPE. Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em organização da informação, cultura, memória e tecnologia da informação. Faz parte do Grupo de Pesquisas Dríade do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - IBICT, coordenado pelo Prof. Miguel Ángel Márdero Arellano.
*Escritor Marco Haurélio é poeta popular e pesquisador do nosso folclore, nasceu em Ponta da Serra, município de Riacho de Santana, sertão baiano. Conviveu, desde cedo, com as manifestações da cultura espontânea: reisados, procissões, festas de padroeiros e queimas de Judas. Registrou a rica literatura oral de sua região, dedicando especial atenção aos contos populares. Desse trabalho nasceram os livros Contos folclóricos brasileiros (Paulus) e Contos e fábulas do Brasil (Nova Alexandria). É autor de alguns êxitos do cordel contemporâneo: Os três conselhos sagrados, Presepadas de Chicó e astúcias de João Grilo, Belisfronte, o filho do pescador (Luzeiro), Galopando o cavalo (Pensamento) e As três folhas da serpente (Tupynanquim). E também dos cordéis infantis O príncipe que via defeito em tudo (Acatu), A lenda do Saci-Pererê em cordel e Traquinagens de João Grilo (Paulus). Coordena, pela editora Nova Alexandria, a coleção Clássicos em cordel, para a qual adaptou A megera domada, de William Shakespeare, selecionado para o PNBE 2009, e O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.
Redes Sociais