Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Evento marca certificação de alunos concluintes da segunda edição do projeto IPEC

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2011, 11h37 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2011, 11h37 | Acessos: 1605

Doze estudantes de duas escolas especiais municipais de Porto Alegre receberam na manhã de quarta-feira, 24 de agosto, os certificados de conclusão do curso de Iniciação à Panificação e Confeitaria (IPEC), projeto de Extensão do IFRS Campus Porto Alegre destinado aos jovens aprendizes das escolas de educação especial do município vinculados ao Programa de Trabalho Educativo (PTE).

Na cerimônia realizada no Auditório 2 do Campus Porto Alegre, fizeram parte da mesa o Diretor-geral do Campus, professor Paulo Roberto Sangoi, as diretoras das escolas participantes do projeto, professora Cláudia Maria Lazzari Sangoi, da Escola Municipal Lygia Morrone Averbuck e professora Viviane Loss, da Escola Municipal Elyseu Paglioli, a Secretária Adjunta de Educação de Porto Alegre, Zuleika Beltrame, e a coordenadora do Projeto IPEC e professora do curso Técnico de Panificação e Confeitaria, Andrea Bordin Schumacher.

Vestidos a caráter para a formatura, com direto à toga completa, os alunos se emocionaram ao longo da programação do evento, como quando assistiram a um vídeo com fotos dos melhores momentos do curso, receberam mimos e também homenagearam seus professores.

Esta é segunda turma a receber a certificação do IPEC, fruto da parceria entre o IFRS e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), da qual participaram 12 alunos das escolas municipais Elyseu Paglioli e Lygia Morrone Averbuck. A primeira turma foi formada em agosto de 2010, na primeira edição do curso.

Conforme a professora Andréa Schumacher, coordenadora do projeto, a turma desta segunda edição do IPEC foi muito participativa. “Muitos alunos demonstravam interesse em trabalhar na área de panificação e confeitaria. Para nós fica a saudade destes alunos e o desejo de que os cursos possam auxiliá-los em uma colocação no mundo do trabalho”, salienta.

A professora ressalta ainda que celebrar a finalização do projeto IPEC com a entrega dos certificados mediante uma apresentação oficial dos "formandos" para sociedade, aumenta a autoestima e aproxima estes alunos da vivência dos alunos que não fazem parte da rede de ensino especial.

Durante sua fala na abertura do evento, o diretor Sangoi afirmou que o projeto não deve acabar, devendo ter continuidade no próximo ano, e destacou a ampliação dos cursos também para outras áreas, como Informática e Fotografia, projetos estes que já estão sendo encaminhados.

Estiveram também presentes na ocasião o diretor de Ensino e a diretora de Extensão do IFRS Campus Porto Alegre, professores Júlio Xandro Heck e Cibele Schwanke, a coordenadora do NAPNE do Campus, professora Lizandra Estabel, o coordenador da Educação Especial da SMED, Adilso Luis Corlassoli, a coordenadora do curso de Panificação e Confeitaria, professora Cristina Costa, e as professoras da rede municipal de Educação Especial vinculada ao PTE Ana Cláudia Rodrigues, Ivone Fronza, Ângela Montanha e Cláudia Oliveira Teixeira, além de outros professores das referidas escolas e do Campus Porto Alegre, familiares e amigos dos alunos certificados.

O Projeto - O IPEC foi criado dentro do programa Alimentos, ação de Extensão do Campus Porto Alegre juntamente com o PTE das Escolas Especiais da Rede Municipal da capital, para aumentar as possibilidades de uma relação entre a educação especial e o mercado de trabalho.

“Educação inclusiva também pressupõe a formação e preparação de pessoas portadoras de necessidades especiais para o exercício de uma atividade profissional”, destaca o diretor Sangoi.

A atividade tem como objetivo iniciar os alunos nas técnicas básicas da panificação e da confeitaria, sendo formado por dois módulos: Curso de Iniciação em Confeitaria e o Curso de Iniciação em Panificação.

Os cursos são organizados e ministrados pelos professores do Curso Técnico de Panificação e Confeitaria, com o apoio do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFRS Campus Porto Alegre, e as aulas ocorrem no laboratório de Panificação e Confeitaria do campus.

Nesta segunda edição, que teve início no último mês de abril, durante 12 oficinas com aulas todas as quartas-feiras pela manhã, os alunos aprenderam, além da execução de formulações, noções básicas de higiene e manipulação de alimentos, características de qualidade e segurança no trabalho.

Clique aqui para ver mais fotos