Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Feira de Trocas Solidárias chega à sua 7ª edição incentivando a economia solidária e respeito à natureza
Início do conteúdo da página

Feira de Trocas Solidárias chega à sua 7ª edição incentivando a economia solidária e respeito à natureza

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 11h03 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 16h04 | Acessos: 201

O IFRS - Campus Porto Alegre mais uma vez foi espaço de uma atividade que já se consolidou na programação de eventos da instituição: a Feira de Trocas Solidárias, que chegou à sua sétima edição proporcionando à comunidade um exercício com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza.

Realizada nos dias 12 e 13 de novembro, o evento trouxe novamente a oportunidade dos participantes vivenciarem uma experiência comercial que substitui as ideias de lucro, acumulação e competição pelas de solidariedade e cooperação, por meio de trocas de produtos, serviços e saberes. A ação é vinculada ao projeto indissociável de ensino, pesquisa extensão Trocas Solidárias, sendo realizada em conjunto por servidores e discentes do Campus, e coordenada pela professora Helen Scorsatto Ortiz. 

Nos turnos da manhã, tarde e noite, o público presente, entre comunidade interna e externa, circulou pela feira, que contou ainda com atividades culturais, como apresentações musicais do Projeto Prelúdio e do curso Técnico em Instrumento Musical.

O evento contou também com ponto de coleta de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, chapas de raio x, medicamentos (vencidos ou não) e óleo de cozinha usado. Conforme a organização do evento, os itens recolhidos serão destinados aos ecopontos (unidades de destino certo) de Porto Alegre.

Para as trocas, eram aceitos produtos em bom estado, tais como roupas, calçados, acessórios, livros, cds, dvds, bijuterias, objetos de decoração etc., além de serviços e saberes. A “negociação” foi mediada por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira). As trocas de produtos foram realizadas somente no dia 12, enquanto as trocas de serviços e saberes ocorreram nos dois dias de evento. Entre os saberes e serviços ofertados houve rodas de conversa sobre cursinhos pré-vestibulares e educação popular, Economia Solidária; visitas guiada ao Jardim Sensorial, que contaram com a participação de escolas; oficinas diversas como elaboração e apresentação de trabalhos para eventos científicos, produtos e cosméticos naturais, Conhecendo a flauta doce, ministrada pelo aluno Tales Melati, do curso técnico em Instrumento Musical, preparada na disciplina de Ensino e Aprendizagem do Instrumento Musical - Flauta Doce, ministrada pela professora Clarissa de Godoy Menezes. 

A 7ª Feira de Trocas Solidárias teve parceria com o Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPEGS), o Projeto Prelúdio e o PoaLab do IFRS - Campus Porto Alegre.

Sobre a Feira

A Feira de Trocas Solidárias é uma ação vinculada ao Projeto Trocas Solidárias, contemplado pelo edital de fomento de ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão do IFRS, sendo realizada em conjunto por servidores e discentes do Campus, e coordenada pela professora Helen Scorsatto Ortiz. 

O evento tem como objetivo geral criar um espaço de trocas de produtos, serviços e saberes, com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza. As trocas são mediadas por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira). Com isso, pretende-se vivenciar experiência comercial onde as ideias de lucro, acumulação e competição sejam substituídas pelas de solidariedade e cooperação.

Saiba mais na página do Evento no Facebook: https://www.facebook.com/feiradetrocasifrspoa/.

  

 

 

 

 

Confira mais fotos deste evento em: https://www.facebook.com/pg/ifrspoa/photos/?tab=album&album_id=2406168276114264

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->