Recital de abertura do programa Formações Complementares em Flauta Doce 2023 ocorre nesta quinta-feira, 04/05
Inicia nesta quinta-feira, 04 de maio, com Recital de Abertura às 19h, a segunda edição do programa de extensão Formações Complementares em Flauta Doce, uma série de eventos e atividades, todos gratuitos, relacionados à flauta doce, tendo por objetivo oferecer diferentes oportunidades de formação complementar no instrumento.
O Recital de Abertura ocorre no Estúdio 1 do Espaço Prelúdio e estará apresentando música brasileira original e arranjada para flautas doces, com a participação das flautistas Clarissa de Godoy Menezes e Cláudia Schreiner, docentes do Campus Porto Alegre, das flautistas convidadas Letícia Arnold, Lucia Carpena, Marília Stein e Eliana Vaz Huber e a participação especial da violonista Amanda Carpenedo.
Em 2023 o programa tem como tema geral a flauta doce no Brasil, priorizando, em cada tema abordado, o caso brasileiro. Como formato básico, consistirá em dois encontros por mês: um de caráter mais teórico em formato de palestra, bate-papo ou mesa-redonda, preferencialmente em formato remoto, e outro de caráter mais prático, com atividades relacionadas à prática de técnica e repertório de flauta doce.
Além desses encontros, outras atividades eventuais, como Recitais e uma Semana de Encerramento, além do projeto de extensão vinculado Laboratório de Composição e Interpretação para Flauta Doce, que consiste em trabalho de colaboração entre compositora e intérpretes.
Sobre o programa Formações Complementares em Flauta Doce
O programa surgiu em 2022 a partir da percepção de alguns aspectos relacionados à inserção da flauta doce na sociedade: a grande circulação no meio musical em geral e, especificamente, da educação musical, aliada aos itinerários formativos de flautistas, professores e estudantes muito diversos entre si, que fazem com que muitas destas pessoas tenham interesse em complementar, aprofundar ou compartilhar seu conhecimento: o professor generalista que se sente inseguro em tocar o instrumento, o flautista que busca embasamento pedagógico para suas aulas, o estudante ou o flautista interessado em um tema específico, o estudante ou flautista que queira manter contato com o instrumento, flautistas, professores e estudantes que queiram trocar e compartilhar experiências.
Assim, para atender à diversidade de interesses, itinerários formativos, conhecimentos e habilidades musicais e flautísticas, atuações profissionais e até mesmo disponibilidade de horários, cada atividade tem um tema específico e acontece de forma independente, permitindo a livre participação em quaisquer eventos, com certificação por evento isolado.
Na edição de 2022, o programa contou com 6 convidados externos ao IFRS como colaboradores e atendeu cerca de 40 pessoas, das mais diversas idades, itinerários formativos e atuações profissionais, incluindo participantes do RS, SP, RJ, BA, SE e CE.
Saiba mais:
Formações Complementares em Flauta Doce 2023 - Flauta doce no Brasil
Realização: maio a novembro de 2023
Público-alvo: flautistas e pessoas interessadas em flauta doce
Coordenação: Cláudia Schreiner
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Eventos gratuitos e com certificação.
Confira as atividades previstas:
Palestras
Encontro mensal em formato de palestra, bate-papo ou mesa redonda para abordar algum assunto relacionado à flauta doce (repertório, história, didática, dentre outros)
Atividade online ou presencial
Maio a novembro de 2023
Oficina/Masterclass
Encontro mensal em formato de oficina ou master class para a prática de técnica e repertório de flauta doce, individual ou coletivamente
Atividade presencial
Maio a novembro de 2023
Recitais
Apresentações musicais com flauta doce
Atividade presencial
Criação de repertório
Composição a apresentação de repertório para flauta doce em colaboração entre compositora e intérpretes
Projeto desenvolvido ao longo do programa.
Semana de encerramento
Programação intensiva de recitais, oficinas e palestras
Atividade presencial
Redes Sociais