Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Recital de abertura do programa Formações Complementares em Flauta Doce 2023 ocorre nesta quinta-feira, 04/05

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2023, 12h58 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 13h00 | Acessos: 574

Inicia nesta quinta-feira, 04 de maio, com Recital de Abertura às 19h, a segunda edição do programa de extensão Formações Complementares em Flauta Doce, uma série de eventos e atividades, todos gratuitos, relacionados à flauta doce, tendo por objetivo oferecer diferentes oportunidades de formação complementar no instrumento.

O Recital de Abertura ocorre no Estúdio 1 do Espaço Prelúdio e estará apresentando música brasileira original e arranjada para flautas doces, com a participação das flautistas Clarissa de Godoy Menezes e Cláudia Schreiner, docentes do Campus Porto Alegre, das flautistas convidadas Letícia Arnold, Lucia Carpena, Marília Stein e Eliana Vaz Huber e a participação especial da violonista Amanda Carpenedo.

Em 2023 o programa tem como tema geral a flauta doce no Brasil, priorizando, em cada tema abordado, o caso brasileiro. Como formato básico, consistirá em dois encontros por mês: um de caráter mais teórico em formato de palestra, bate-papo ou mesa-redonda, preferencialmente em formato remoto, e outro de caráter mais prático, com atividades relacionadas à prática de técnica e repertório de flauta doce.

Além desses encontros, outras atividades eventuais, como Recitais e uma Semana de Encerramento, além do projeto de extensão vinculado Laboratório de Composição e Interpretação para Flauta Doce, que consiste em trabalho de colaboração entre compositora e intérpretes.

Sobre o programa Formações Complementares em Flauta Doce

O programa surgiu em 2022 a partir da percepção de alguns aspectos relacionados à inserção da flauta doce na sociedade: a grande circulação no meio musical em geral e, especificamente, da educação musical, aliada aos itinerários formativos de flautistas, professores e estudantes muito diversos entre si, que fazem com que muitas destas pessoas tenham interesse em complementar, aprofundar ou compartilhar seu conhecimento: o professor generalista que se sente inseguro em tocar o instrumento, o flautista que busca embasamento pedagógico para suas aulas, o estudante ou o flautista interessado em um tema específico, o estudante ou flautista que queira manter contato com o instrumento, flautistas, professores e estudantes que queiram trocar e compartilhar experiências.

Assim, para atender à diversidade de interesses, itinerários formativos, conhecimentos e habilidades musicais e flautísticas, atuações profissionais e até mesmo disponibilidade de horários, cada atividade tem um tema específico e acontece de forma independente, permitindo a livre participação em quaisquer eventos, com certificação por evento isolado.

Na edição de 2022, o programa contou com 6 convidados externos ao IFRS como colaboradores e atendeu cerca de 40 pessoas, das mais diversas idades, itinerários formativos e atuações profissionais, incluindo participantes do RS, SP, RJ, BA, SE e CE.

Saiba mais:

Formações Complementares em Flauta Doce 2023 - Flauta doce no Brasil

Realização: maio a novembro de 2023

Público-alvo: flautistas e pessoas interessadas em flauta doce

Coordenação: Cláudia Schreiner

Eventos gratuitos e com certificação.

Confira as atividades previstas:

Palestras

Encontro mensal em formato de palestra, bate-papo ou mesa redonda para abordar algum assunto relacionado à flauta doce (repertório, história, didática, dentre outros)

Atividade online ou presencial

Maio a novembro de 2023

Oficina/Masterclass

Encontro mensal em formato de oficina ou master class para a prática de técnica e repertório de flauta doce, individual ou coletivamente

Maio a novembro de 2023

Recitais

Apresentações musicais com flauta doce

Criação de repertório

Composição a apresentação de repertório para flauta doce em colaboração entre compositora e intérpretes

Projeto desenvolvido ao longo do programa.

Semana de encerramento

Programação intensiva de recitais, oficinas e palestras