Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Grupo de canadenses da Cégep de Sherbrooke se despede do IFRS Câmpus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Grupo de canadenses da Cégep de Sherbrooke se despede do IFRS Câmpus Porto Alegre

Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2012, 09h50 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2012, 09h50 | Acessos: 1954

Os sete estudantes e dois professores canadenses da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, que estiveram participando de atividades no IFRS desde o dia 18 de junho, encerraram sua estada no Câmpus Porto Alegre na sexta-feira, dia 29.

Durante o período, alguns integrantes do grupo estiveram também no IFRS Câmpus Bento Gonçalves, enquanto os outros permaneceram no Câmpus Porto Alegre, onde trabalharam no contexto do projeto Qualidade da Água, envolvendo Informática e Meio Ambiente, sob coordenação do professor André Peres e com a participação dos professores Simone Kapusta e Telmo Ojeda.

Na última semana, entre os dias 26 e 29 de junho, o grupo todo voltou a se juntar no Câmpus Porto Alegre, onde trabalharam sobre Programação para dispositivos móveis, participando de cursos ministrados por eles para alunos do Câmpus, os quais também ministraram cursos para os canadenses.

Um dos cursos foi o de Programação para dispositivos móveis baseado na plataforma Android (http://www.android.com/), ministrado por cinco dos alunos canadenses e supervisionado pela professora canadense Julie Gagnon, que os acompanhou. Os participantes do curso foram os alunos do curso Técnico em Informática e do Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus. Ao final das aulas, os estudantes implementaram o jogo Tic-Tac-Toe (jogo da velha) como exercício e o transferiram para o telefone Android para experimentação real.

O outro curso de que participaram foi o de jQuery (http://jquery.com/), uma biblioteca JavaScript de programação para Web, ministrado pelos alunos do Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus, Jonathan Alba Videira, Cesar Purper e Guilherme Daudt, para os estudantes canadenses e professora Julie.

Ambos os cursos foram ministrados na língua inglesa, com duração de 8h cada, e envolveram teoria e prática em laboratório.

Já na sexta-feira, dia 29 de junho, no turno da tarde, dois dos alunos canadenses realizaram uma apresentação sobre as atividades a serem desenvolvidas por eles no contexto do projeto de Cooperação Internacional entre Brasil e Canadá denominado Tecnologias Aplicadas no Meio Ambiente, sob coordenação brasileira do professor André Peres com colaboração dos professores Evandro Manara Miletto, Simone Kapusta e Telmo Manfron Ojeda, todos do Câmpus Porto Alegre, e coordenação canadense do professor Martin Circe, do Cégep de Sherbrooke.

Os estudantes Denny Lambert e Antoine Lacasse apresentaram a seus colegas e à comunidade do Câmpus os primeiros passos do subprojeto Qualidade da água, desenvolvidos durante sua estada em Porto Alegre. Os alunos demonstraram a ambientação realizada com os dispositivos de hardware, uma pequena mostra de integração de um acelerômetro e de um sensor de temperatura funcionando em tempo real.

Um destaque importante que solidifica essa cooperação internacional é o desenvolvimento, por parte desses alunos, de um produto funcional, no contexto do projeto Qualidade da Água, equivalente ao seu Trabalho de Conclusão de Curso, previsto para 2013. O resultado esperado é um dispositivo sensor autônomo e alimentado por energia solar que permita o monitoramento de vários parâmetros da água, como Ph, condutividade, turbidez, velocidade, temperatura, oxigênio dissolvido, por exemplo, que são enviados pelo sensor para internet usando rede de telefonia GSM. Este dispositivo será enviado ao Câmpus Porto Alegre para testes e avaliações, para uso em ambiente de ensino nos cursos da área de Meio Ambiente e Informática e servirá também para divulgar informações à sociedade.

Outro aluno canadense apresentou ainda um protótipo, desenvolvido como trabalho final do seu curso de Eletrônica, para um projeto de cooperação com o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFRS - Câmpus Farroupilha, o qual permite que usuários cegos possam interagir com o computador através de uma interface com suporte à leitura braile. Esse produto começou a ser desenvolvido em função de uma demanda do NAPNE do Câmpus Farroupilha.

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS no ano passado, parte de um convênio do IFRS com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições.

Confira algumas fotos dos cursos e apresentação realizados:

Apresentação sobre as atividades a serem desenvolvidas no contexto do projeto de Cooperação Internacional entre Brasil e Canadá

Foto 1 - Alunos canadenses apresentaram seu projeto sobre Tecnologias Aplicadas no Meio Ambiente   Foto 2 - Alunos canadenses apresentaram seu projeto sobre Tecnologias Aplicadas no Meio Ambiente   Foto 3 - Alunos canadenses apresentaram seu projeto sobre Tecnologias Aplicadas no Meio Ambiente   Foto 4 - Alunos canadenses apresentaram seu projeto sobre Tecnologias Aplicadas no Meio Ambiente

Os estudantes Denny Lambert e Antoine Lacasse apresentaram aos seus colegas e à comunidade do Câmpus os primeiros passos do subprojeto Qualidade da água   Os alunos demonstraram a ambientação realizada com os dispositivos de hardware   Uma pequena mostra de integração de um acelerômetro e de um sensor de temperatura funcionando em tempo real   Estudantes demonstraram a integração de um acelerômetro e de um sensor de temperatura funcionando em tempo real

Integração de um acelerômetro e de um sensor de temperatura funcionando em tempo real   Apresentação sobre as atividades a serem desenvolvidas no contexto do projeto Tecnologias Aplicadas no Meio Ambiente   Ambientação realizada com os dispositivos de hardware   Os estudantes Denny Lambert e Antoine Lacasse apresentaram aos seus colegas e à comunidade do Câmpus

Professores das áreas de Informática e de Meio Ambiente estão envolvidos no projeto   Outro aluno canadense apresentou ainda um protótipo desenvolvido em cooperação com o NAPNE do Câmpus Farroupilha   O projeto permite que usuários cegos possam interagir com o computador através de uma interface com suporte à leitura braile   O produto começou a ser desenvolvido em função de uma demanda do NAPNE do Câmpus Farroupilha

Cursos ministrados pelos canadenses para os alunos do Câmpus e vice-versa

Alunos do Câmpus ministraram cursos para os canadenses   Curso foi ministrado pelos alunos do Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Jonathan Alba Videira, Cesar Purper e Guilherme Daudt   Curso de jQuery , uma biblioteca JavaScript de programação para Web   Os cursos envolveram teoria e prática em laboratório

Alunos do câmpus ministraram a aula em inglês      Outro curso foi o de Programação para dispositivos móveis baseado na plataforma Android   Este curso foi ministrado pelos alunos canadenses e sua professora Julie Gagnon

Os participantes do curso foram os alunos do curso Técnico em Informática e do Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Câmpus   Ao final das aulas, os estudantes implementaram o jogo Tic-Tac-Toe (jogo da velha) como exercício

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->