Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Homenagem e conversas sobre a profissão do Técnico em Biblioteconomia marcam o III Biblioencontro

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2015, 09h40 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2015, 09h40 | Acessos: 1074

“A Diversidade Profissional do Técnico em Biblioteconomia” foi o tema central do III Biblioencontro do curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Câmpus Porto Alegre, realizado na manhã da última segunda-feira, 6 de julho, e que contou com atividades como contação de histórias, palestras, painel e mesa-redonda, no Auditório térreo da sede Centro do Câmpus.

Na ocasião, estiveram presentes alunos, ex-alunos e professores do curso do câmpus, bibliotecários e técnicos em biblioteconomia, alunos do curso Técnico em Biblioteconomia da escola técnica Cristo Redentor, além do prefeito de Esteio/RS, Gilmar Rinaldi e da bibliotecária da rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Esteio, Maria Rita Ortiz, que foram homenageados com menção honrosa em reconhecimento à rede de bibliotecas escolares do Município e à valorização da profissão de Técnico em Biblioteconomia, pois o município da região metropolitana é pioneiro na inclusão do cargo no serviço público municipal, com a abertura de vagas em Concurso Público.

A abertura do evento ocorreu com a presença da Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia do câmpus Porto Alegre, professora Lizandra Brasil Estabel, do presidente da Associação Rio-grandense de Bibliotecários (ARB), Alexandre Demétrio, da vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRBS10), Simone Semensatto, da conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), professora Eliane Moro, do prefeito de Esteio/RS, Gilmar Rinaldi, e do diretor-geral do câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi.

Ao final da abertura, o diretor-geral Paulo Sangoi e a professora Lizandra Estabel realizaram a entrega de Menção Honrosa em reconhecimento à valorização da profissão de Técnico em Biblioteconomia à Prefeitura Municipal de Esteio/RS e Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura, representados pelo prefeito Gilmar Rinaldi e a bibliotecária Maria Rita Ortiz.

Com relação à homenagem recebida, o prefeito de Esteio colocou: “Quero dedicar esta homenagem a vocês, das bibliotecas, que se dedicam a ampliar o acesso ao conhecimento, o que permite melhorar a condição das comunidades e ter uma sociedade melhor”.

Durante suas falas na abertura, tanto a professora Lizandra Estabel como a conselheira do CFB, Eliane Moro, mencionaram que o município de Esteio é um exemplo no respeito à profissão de Bibliotecário e no cumprimento da Lei Federal 12.244/2010, que fala sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

Após a abertura oficial, os participantes acompanharam uma Contação de Histórias, com a Técnica em Bibliotecnomia egressa do câmpus Porto Alegre Márcia Londero, que leu um conto da obra "Cobras em Compotas" (disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/MEC__cobras.pdf). Em seguida, a Coordenadora do professora Lizandra Brasil Estabel, ministrou palestra acerca do tema “A importância da atuação do Técnico em Biblioteconomia”.

A seguir, a professora Eliane Moro realizou apresentação sobre “A regulamentação da profissão de Técnico em Biblioteconomia”, e como está a tramitação desta pauta âmbito do poder legislativo federal. Na sequência, houve painel com a professora do Câmpus e bibliotecária Magali Lippert da Silva, falando sobre “O atual mercado de trabalho para os profissionais técnicos em Biblioteconomia”.

Encerrando o III Biblioencontro, logo depois do intervalo, ocorreu a mesa-redonda “O profissional técnico em Biblioteconomia e a Diversidade no campo de Atuação no mercado de Trabalho”, que trouxe como painelistas o bibliotecário Robson Barcellos, que atua no Exército Brasileiro, e a bibliotecária Maria Rita Ortiz, da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Esteio, mediados pelo presidente da Associação Rio-grandense de Bibliotecários (ARB), Alexandre Demétrio.