Câmpus encerra sua 13ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão com premiação dos melhores trabalhos
A 13ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS Câmpus Porto Alegre, realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012, bateu um novo recorde: foram 144 trabalhos inscritos, sendo 122 aceitos para apresentação. Este número ultrapassa o da mostra realizada no ano passado, que contou com 120 trabalhos.
A edição deste ano, foi mais uma excelente demonstração do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e professores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades.
Participaram nos três dias do evento, como apresentadores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversos lugares do estado e do país. Foram 122 trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, por alunos dos cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, divididos nas seguintes áreas temáticas: Ambiente, Saúde e Segurança; Ciências Humanas e Educação; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Industrial; e Recursos Naturais.
A mostra, que ocorreu nas dependências da sede Centro do Câmpus Porto Alegre, teve início na manhã de segunda-feira, dia 26, e prosseguiu até o final da tarde quarta-feira, dia 28, quando houve a solenidade de encerramento e premiação dos melhores trabalhos, no Espaço Cultural do 2º andar, com a presença da Comissão Organizadora, do Diretor-geral do Câmpus, professor Paulo Roberto Sangoi, e dos membros do Conselho de Câmpus.
Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site mostra.poa.ifrs.edu.br. Ou clique aqui para ver a relação dos trabalhos.
Três dias de muita cooperação, pluralidade e difusão de conhecimentos
A solenidade de abertura da Mostra ocorreu no dia 26, às 10h, no Espaço Cultural no 2º andar da sede Centro do Câmpus, com a presença da Pró-reitora de Extensão do IFRS, professora Viviane Ramos e do Pró-reitor adjunto de Desenvolvimento Institucional do IFRS, professor Fabrício Sobrosa, ambos representando a Reitoria do IFRS; do Vice-diretor Geral e Diretor de Ensino do Câmpus Porto Alegre, professor Júlio Xandro Heck, representando a Direção-Geral do Câmpus; e da Diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus e presidente da Comissão Organizadora da 13ª Mostra, professora Clarice Monteiro Escott.
Na ocasião, o vice-diretor geral e Diretor de Ensino, professor Júlio Xandro Heck, parabenizou a comissão organizadora do evento e salientou a evolução da Mostra, desde o seu início ainda na antiga Escola Técnica da UFRGS, quando ainda não contava com muito incentivo, e no que o evento se tornou hoje, com o grande crescimento tanto em termos de estrutura como no número de trabalhos inscritos.
Logo após as falas das autoridades presentes, houve a apresentação do Coral e Orquestra do Projeto Prelúdio, programa de Extensão do Câmpus que está completando 30 anos de atividades atuando na área do ensino musical para crianças e jovens da comunidade porto-alegrense, e brindou os participantes da Mostra com apresentações diárias durante os três dias do evento.
Em seguida, após a abertura oficial, no Auditório do 9º andar ocorreu a palestra “Ética em Pesquisa”, com a professora do Câmpus Osório do IFRS, Dra. Fernanda Arboite de Oliveira, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRS.
Às 14h, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os três dias em diferentes horários e locais do Campus Porto Alegre, estando entre as salas 210, 211, 212, 213 as apresentações Orais, e no Espaço Cultural do 2º andar as apresentações em pôster.
No dia 27, segundo dia de Mostra, antes e depois das apresentações, nos turnos da manhã e à noite, os participantes ainda puderam assistir a palestras sobre diferentes temas como: “Raspberry Pi: o computador de 25 dólares”, com o professor Ms. Claudimir Zavalik, Diretor Executivo da ZAVATEC Soluções em Tecnologia; “A Incubadora Tecno-Social integrando a comunidade dos Institutos Federais no desenvolvimento de uma outra economia”, com o professor Ms. Duilio Castro Miles, coordenador da Incubadora Tecno-Social do IFRS Câmpus Porto Alegre; e "Acessibilidade: desafios contemporâneos”, com a professora Dra. Lizandra Brasil Estabel e o professor Esp. Cláudio Boésio de Araújo, ambos do Câmpus Porto Alegre.
Além das apresentações de trabalhos e palestras e dos momentos culturais proporcionados pelo Projeto Prelúdio, a Mostra contou com atividades paralelas, entre elas exposições de programas e projetos de Extensão e de Pesquisa e produtos desenvolvidos no câmpus, envolvendo temas como Reaproveitamento de resíduos eletrônicos, Energias alternativas, Fábrica de Software Acadêmica, Incubadora Tecno-social de Economia Solidária e a Comissão Permanente de Gestão de Resíduos (CPGR).
Com o tema central “Desafios contemporâneos: pluralidade e cooperação” o objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.
A 13ª Mostra foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Câmpus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento.
Confira algumas fotos do encerramento e da premiação*:
*As demais fotos estão sendo publicadas na página do Facebook do Campus POA: www.facebook.com/ifrspoa
Redes Sociais