IFRS toma posse no Comitê Gaúcho de Acessibilidade, Tecnologia e Informação - CGATI
Nos dias 14 e 15 de março, o IFRS - Câmpus Porto Alegre participou do I Seminário de Acessibilidade Digital, promovido pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos – SJDH por meio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS – FADERS e o Comitê Gaúcho de Acessibilidade, Tecnologia e Informação – CGATI, em parceria com o Ministério do Planejamento e a Secretaria Geral de Governo do Estado.
Durante a abertura do evento, no dia 14, o IFRS, por meio dos Câmpus Porto Alegre e Bento Gonçalves, foi empossado, juntamente com outras instituições, como membro integrante do CGATI. Como representantes do Câmpus Porto Alegre, participaram da posse o Diretor-geral Paulo Roberto Sangoi e as professoras Lizandra Brasil Estabel e Maria Cristina França.
Entre os objetivos do CGATI está estabelecer compromissos entre instituições públicas que visem a inclusão digital com a acessibilidade universal, e a realização deste seminário, voltado a gestores públicos, que deu inicio às discussões sobre acessibilidade nos sites públicos.
No seminário, realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes no Ministério Público do RS, foram apresentadas ferramentas e cases que podem deixar os sites públicos mais acessíveis às pessoas com deficiência. Abordaram-se temas como Acessibilidade Digital, Acessibilidade na Web, Tecnologias Assistivas, Padrões de acessibilidade em governo eletrônico e Conteúdos Audiovisuais Digitais em prol da Acessibilidade.
Também foram realizadas oficinas para os servidores que trabalham com sites, as quais foram ministradas nos laboratórios de informática do IFRS – Câmpus Porto Alegre na tarde de sexta-feira, 15 de março.
Na abertura do evento, realizada no dia 14 pela manhã, o Diretor-geral Paulo Sangoi compôs a mesa oficial, representando as instituições de educação do CGATI, juntamente com as demais autoridades presentes, entre elas o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Antonio José Ferreira, representando a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; a Diretora presidente da Faders, Marli Conzatti; o diretor da Secretaria Estadual de Comunicação em Inclusão Digital, Gerson Barrey; o diretor do departamento de Governo Eletrônico, João Batista de Oliveira, representando a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; o Diretor presidente da Companhia de Processamento de Dados do RS – Procergs, Carlson Aquistapasse; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto Oliveira, e o Secretario Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Raul Cohen.
O seminário contou com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), e também foi transmitido simultaneamente via Web pelo site da Faders, o primeiro site público do Estado padrão E-MAG, totalmente acessível.
Confira algumas fotos da abertura do evento, da posse do CGATI e das oficinas realizadas nas dependências do Câmpus Porto Alegre:
Redes Sociais