Inaugurado espaço do projeto de Extensão "Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem"
Foi inaugurado na noite de terça-feira, 9 de outubro, o espaço do projeto de Extensão "Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem", localizado no 3º andar da sede Centro do Câmpus Porto Alegre.
A inauguração foi aberta à comunidade do Câmpus, e contou com a presença de servidores, alunos e da Direção Geral. A professora Michelle Câmara Pizzato, coordenadora do projeto, realizou a abertura, falando sobre os objetivos da proposta e como esta foi concebida, com a participação de uma equipe formada por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e professores colaboradores.
Logo após a abertura oficial do espaço, simbolizada pelo corte da fita inaugural, os participantes foram convidados a visitá-lo, a fim de conhecer sua metodologia de funcionamento.
O ambiente apresenta aos visitantes o cenário de um crime, criado a partir de uma história fictícia sobre o roubo de um valioso quadro, em que há um assassinato; e recria ainda um laboratório de investigação forense, onde o visitante é o perito, convidado a analisar as evidências do crime através da química forense.
Assim, o ambiente interativo de aprendizagem "Química Forense" objetiva receber estudantes para que, atuando como peritos em cenas de crime fictícias, possam adentrar ao universo da química forense. A visitação ao espaço é aberta a escolas de educação básica, mediante pré-agendamento, para turmas de até 15 pessoas.
O projeto busca incentivar o gosto pela ciência, ao mesmo tempo contribuindo para a superação de problemas como a falta de interesse de crianças e adolescentes pela Química, fator associado especialmente à falta de conexão entre a Química ensinada na escola (ensino formal) e fora dela (ensino informal) e a vida real dos estudantes. Em relação ao ensino informal, as atividades usualmente desenvolvidas e os ambientes de aprendizagem normalmente utilizados estão estruturados sob uma perspectiva expositiva. Por isso, esse público se sente pouco atraído para essas atividades e ambientes, uma vez que há pouco estímulo ao espírito investigativo.
Além desse ambiente interativo de aprendizagem na modalidade presencial já implantado, a proposta do projeto ainda inclui a criação e implementação de um software livre para ser usado na modalidade virtual, também orientado para a aprendizagem por investigação e utilizando a estratégia do Role Playing Game (RPG), envolvendo química forense e investigação criminal.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site: ifrspoa.wix.com/projetocienciaforense
E as redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/quimicaforense.ifrs
Twitter: twitter.com/ProjQuimicaFor
Confira algumas fotos da inauguração e do novo espaço de aprendizagem:
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