Ministra da Cultura aponta novidades para os profissionais de Biblioteconomia e melhoria das bibliotecas públicas
A Coordenadora do curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Câmpus Porto Alegre, Lizandra Brasil Estabel, participou, à convite da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, de uma reunião com a Ministra Marta Suplicy, no Ministério da Cultura (MINC). Realizado na última quarta-feira, 27 de fevereiro, o encontro teve como um dos temas principais a melhoria das bibliotecas públicas.
Na ocasião, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, deputado federal José Stédile (PSB/RS), apresentou uma série de propostas que vêm sendo trabalhadas pela Frente Parlamentar desde o seu lançamento em outubro de 2011.
Entre as propostas apresentadas, a ministra salientou que o MINC vai orientar às prefeituras brasileiras da necessidade de contratarem bibliotecários e técnicos em biblioteconomia para coordenar e atuar na rede de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.
A informação dada pela ministra vem ao encontro de um dos principais pontos que têm sido debatidos durante as reuniões do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas escolares e públicas realizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-10), do qual o IFRS – Câmpus Porto Alegre é um dos apoiadores e participa ativamente por meio dos alunos e professores do curso Técnico em Biblioteconomia.
Participaram também da reunião com a Ministra, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Regina Celi, a vice-presidente Adelaide Ramos e Corte e a diretora de Cultura do município de Cachoeirinha e representante da Câmara Riograndense do Livro, Sônia Zanchetta.
(Com informações e Foto da Assessoria de Imprensa do Deputado José Stédile)
Redes Sociais