NAAc promove no dia 29/9 atividade de prevenção ao suicídio, pelo Setembro Amarelo
Para marcar o mês de prevenção ao suicídio - o Setembro Amarelo, o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico - NAAc do IFRS - Campus Porto Alegre realizará uma atividade nesta sexta-feira, dia 29/9, às 12h30min, no Auditório Rui Manuel Cruse (andar térreo, Torre Norte). Na oportunidade, será exibida a animação A pequena loja de Suicídios, seguida de troca de ideias sobre o tema.
SUICÍDIO: Falar é a melhor solução
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa um grave problema de saúde pública, a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, em 2016, foram registradas 12 mil mortes por suicídio.
O principal fator de risco relacionado ao suicídio é o fato de ter tentado tirar a própria vida, anteriormente.
A depressão, a desesperança, o desamparo e o desespero são sinais importantes de vulnerabilidade. Vários suicídios ocorrem de forma impulsiva em momento de crise, de incapacidade em lidar com os estresses da vida, tais como: problemas financeiros, términos de relacionamento, dores crônicas e doenças.
Vale lembrar que suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas no sentido da prevenção. Seguem algumas delas:
• Redução de acesso aos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações);
• Cobertura responsável pelos meios de comunicação;
• Introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool;
• Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo;
• Formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas;
• Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio.
O estigma em torno de pessoas com transtornos mentais e do suicídio, faz com que as pessoas não procurem ajuda, afastando-as do tratamento adequado e da ajuda que precisam.
Fontes: https://nacoesunidas.org/oms-
http://www.setembroamarelo.
Redes Sociais