Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > NAPNE homenageia o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - 02 de abril
Início do conteúdo da página

NAPNE homenageia o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo - 02 de abril

Publicado: Sábado, 02 de Abril de 2022, 08h00 | Última atualização em Sábado, 02 de Abril de 2022, 20h40 | Acessos: 903

Neste dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores. Saiba sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

No Campus Porto Alegre do IFRS, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE atua junto a estudantes com algum tipo de necessidade educacional específica, na perspectiva de fazer valer os seus direitos a uma educação inclusiva, atualmente se propondo a trabalhar no acolhimento desse estudante quando do seu ingresso e buscando acompanhá-lo até a conclusão do curso.

Contato do NAPNE IFRS-POA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->