NEABI apresentou balanço das ações realizadas em 2017 durante evento de Formação Pedagógica
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do IFRS – Campus Porto Alegre é um setor propositivo e consultivo que estimula, promove e apoia ações de Ensino, Pesquisa e Extensão sob a temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre e em suas relações com a comunidade externa.
O núcleo é composto por membros internos e externos ao IFRS: servidores, discentes e representantes da comunidade externa. A constituição atual do NEABI do Campus Porto Alegre se deu por meio da Portaria nº 325/2017.
Desde sua criação, o NEABI tem atuado no desenvolvimento de ações afirmativas do IFRS, em especial na colaboração da implementação do ensino de histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas, conforme a legislação brasileira vigente, além de promover ações para viabilizar e ampliar o acesso da população negra e da população de baixa renda ao ensino gratuito.
Durante o último encontro de Formação Pedagógica de servidores do Campus Porto Alegre, que aconteceu no dia 26/02, a professora Helen Ortiz, atual coordenadora do NEABI, apresentou um relato sobre as diversas ações realizadas e apoiadas pelo núcleo em 2017 (foto ao lado). Entre elas:
-
Cursos pré-vestibulares populares “Dandara dos Palmares” e “Território Popular”: ações que pretendem viabilizar e ampliar o acesso da população negra e da população de baixa renda ao ensino gratuito; ambos os cursos contam com duas turmas no IFRS e têm atingido com êxito seus propósitos. O “Dandara dos Palmares” teve nove alunos aprovados apenas no Concurso Vestibular 2018 da UFRGS; e o “Território Popular”, 16 aprovados no Concurso Vestibular 2018 da UFRGS e mais três no Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2018/1, do Ministério da Educação (MEC).
-
5ª Feira de Trocas Solidárias: realizada nos dias 12 e 13 de junho de 2017, com destaque para as atividades: Sarau de poesia negra - Sopapo Poético; Roda de conversa sobre movimentos sociais; e aulas de Língua Guarani.
-
Primeira edição do evento “Enegrecendo Setembro”, que contemplou ações durante todo o mês de setembro de 2017: foram 15 atividades que abordaram um pouco da produção intelectual, cultural e política de uma parte da população negra no RS. Foram 54 pessoas envolvidas na execução do evento, entre palestrantes, debatedores, painelistas, facilitadores, oficineiros, artistas, bolsistas, voluntários e organizadoras;
-
Evento “Novos Imigrantes no RS”: realizado em novembro de 2017, teve como intuito discutir a nova imigração no RS em seus mais variados aspectos; além de ampliar o conhecimento sobre a cultura e a realidade de diferentes povos e países, desmitificando algumas ideias do senso comum; e contribuir para a redução do preconceito com relação aos imigrantes;
-
Parcerias com grupos externos: entre eles o Centro Ecumênico de Cultura Negra – CECUNE, cujo coral ensaia nas dependências do campus;
-
Ampliação do acervo bibliográfico do NEABI disponível na biblioteca;
-
Constituição da Comissão de Aferição da Veracidade das Autodeclarações, que atua no Processo seletivo de alunos ingressantes na instituição, como medida de assegurar a efetiva reserva de vagas aos sujeitos de direito, ou seja, aos candidatos negros e indígenas.
Para 2018, estão entre as perspectivas do NEABI reeditar suas principais ações e ampliar o número de ações realizadas; atingir um maior número de público; manter as parcerias existentes - PROPEL, MARS, CECUNE, NAPNE, NEPEGS, Ponto de Cultura Território Ilhota -; ampliar as parcerias intra e interinstitucionais; ampliar o conhecimento/discussão da questão indígena no Brasil; e aumentar o acervo do NEABI na biblioteca.
Entre em contato e conheça mais sobre o NEABI na página: http://www.poa.ifrs.edu.br/index.php?option=com_ifrs&view=setor&id=3&Itemid=426
Na fotos, algumas das ações realizadas pelo NEABI em 2017:
Evento Novos Imigrantes no RS
Evento Enegrecendo Setembro
Feira de Trocas Solidárias
Pré-vestibular Popular Dandara dos Palmares
Redes Sociais