NEABI promove a palestra "Aspectos relacionais entre educação e o tornar-se negro" no dia 20/06
No próximo dia 20 de junho, terça-feira, às 18h, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS - Campus Porto Alegre promove a palestra "Aspectos relacionais entre educação e o tornar-se negro", seguida de roda de conversa sobre os aspectos relacionais entre educação e tornar-se negro, com a psicóloga Jennifer Cereja.
É ela quem apresenta a atividade: "Tenho como proposta de fala explorar o conceito do tornar-se negro trazido por Neusa Santos Souza e como a educação pode promover e acelerar este processo. Segundo a autora, psicanalista que inaugura o debate sobre questões da negritude, '[...] Ser negro não é condição dada, a priori. É um vir a ser. Ser negro é tornar-se negro.' Diante disso, apresentarei o conceito de tornar-se negro, implicações sociais e psicológicas bem como a relação da educação na provocação e interpretação deste fenômeno social."
O tema é de extrema relevância para docentes, estudantes, comunidade externa; pessoas negras e pessoas brancas, já que trata de relações na diversidade.
Evento gratuito e com certificação. A atividade ocorre no Auditório Rui Manoel Cruse do Campus Porto Alegre (Rua Cel. Vicente, 281, andar térreo, Torre Norte).
Sobre a palestrante - Jennifer Cereja é psicóloga formada com ênfase em direitos humanos e saúde coletiva, pós-graduanda em história e cultura Afro brasileira, pesquisadora de questões inerentes à saúde mental de pessoas pretas e atuante na clínica sob uma perspectiva afrocentrada.
Redes Sociais