NEABI e NEPGS promovem a palestra "Dia de qual mulher?" nesta segunda-feira, 28 de março
Apesar de o dia 8 de março ser o "dia internacional da mulher", na história mais recente surgiram outros dias relacionados à mulher: dia da mulher indígena, dia da mulher negra, dia da mulher latino-americana e caribenha, dentre outros. Se há um "dia internacional da mulher'", por que a necessidade de outros dias de mulheres específicas? Que mulher ou que mulheres se sentem representadas pelo dia internacional da mulher? Que mulher ou quais mulheres não se sentem representadas? É necessário um dia da mulher? São necessários vários dias de várias mulheres?
A partir desses questionamentos e a fim de promover a reflexão, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Estudos em Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS - Campus Porto Alegre promovem na segunda-feira, 28 de março, às 19h, a palestra "Dia de qual mulher?", com a professora e historiadora Aline Ferraz (IFRS - Campus Porto Alegre). Ela apresenta uma abordagem histórica sobre a origem do dia internacional da mulher e a mais recente criação de novos e outros dias de mulheres.
O evento pretende ser uma introdução a uma série de eventos (palestras, mesas-redondas ou rodas de conversa) que promovam disseminação de conhecimento, informação e reflexão sobre temáticas relacionadas às diversas mulheres no contexto do Rio Grande do Sul e/ou do Brasil ao longo do ano.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube do NEABI IFRS POA e o público poderá interagir via chat.
Sobre a palestrante - Aline Ferraz da Silva é licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral, também em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde é membra do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS).
Redes Sociais