[Coronavírus] Orientações para a comunidade acadêmica do IFRS
A recuperação das aulas suspensas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) será discutida em um Grupo de Trabalho formado especificamente para avaliar o tema. No período de suspensão (16 de março a 18 de abril de 2020), não será realizada nenhuma atividade acadêmica, seja presencial, seja a distância. Essa decisão considerou, entre outros fatores, as diferentes realidades dos estudantes, as especificidades dos distintos níveis de ensino e a própria capacidade da instituição em desenvolver aulas virtuais de forma massiva e sem planejamento prévio. O detalhamento consta de um ofício circular enviado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) aos campi nesta quarta-feira, 18 de março de 2020.
A Proen esclarece também que o pagamento dos auxílios estudantis ocorrerá regularmente para todos os estudantes que já recebem o benefício, independentemente da suspensão das aulas.
Em outro ofício circular emitido nesta quarta-feira, o IFRS detalha diferentes atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão suspensas. São citados como suspensos estágios curriculares, procedimentos para certificação de conhecimentos e aproveitamento de estudos, início de projetos já selecionados e lançamento de edital de seleção de bolsistas, entre outros. As atividades possíveis de serem realizadas remotamente poderão ser mantidas. O ofício é conjunto das Pró-reitorias de Ensino; Extensão; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (veja mais abaixo).
Por que não ter aulas online?
Segundo o Estudo de Diagnóstico Discente, realizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) em 2019, em alguns cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) o percentual de estudantes que não possuem computador em suas residências chega a 80%. Há, ainda, estudantes residentes em zonas rurais remotas e comunidades indígenas, em que há instabilidade nos serviços de internet.
A Proen lembra também que o IFRS é uma instituição inclusiva, com um grande quantitativo de estudantes que necessitam de planos educacionais individualizados. Outro fator considerado foi a importância das atividades práticas para a formação acadêmica e da integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como das atividades esportivas, artísticas e culturais, dimensões da formação do estudante que softeriam prejuízo com atividades estritamente à distância.
Fique atento
As aulas no IFRS estão suspensas até o dia 18 de abril de 2020. Nesse período, as atividades administrativas são executadas remotamente ou em regime de revezamento. A instituição sugere que estudantes, pais e servidores sigam as orientações de evitar sair de casa, o chamado isolamento social, para preservação da saúde de todos.
Para orientar a comunidade acadêmica durante esse período, serão divulgados constantemente nos canais de comunicação oficiais da instituição orientações sobre diferentes questões do cotidiano institucional e dicas para aproveitar o tempo em casa. Continue acompanhando.
Saiba também:
>> Os materiais referentes à atuação do IFRS durante o período de pandemia pelo novo coronavírus estão publicados em uma página específica no site do IFRS: https://ifrs.edu.br/coronavirus.
>> Contatos com o Comitê para acompanhamento e prevenção ao Covid-19 do IFRS podem ser feitos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
> Estão suspensos, conforme ofícios das Pró-reitorias do IFRS:
- Toda e qualquer atividade letiva dos cursos regulares do IFRS – de forma presencial ou EaD (em virtude das particularidades do corpo de alunos do IFRS, não é viável a adoção de aulas EaD);
- Início de projetos de pesquisa, ensino e extensão já selecionados;
- Lançamento dos novos editais para a seleção de bolsistas;
- Atividades (presenciais) de bolsistas e estudantes voluntários;
- Atividades e entrega (presenciais) de relatórios de bolsistas, estudantes e servidores: suspensas, mas bolsas em vigência estão mantidas;
- Bancas (presenciais) de avaliação;
- Estágios curriculares: os estágios obrigatórios estão suspensos, estágios não obrigatórios devem ser acordados com as empresas concedentes.
- Certificações de conhecimentos e aproveitamento de estudos: suspensos. Novos prazos serão definidos e divulgados pelos campi.
Mais
IFRS amplia suspensão de atividades até 18 de abril. As definições e orientações visam preservar a saúde de estudantes, servidores e da comunidade em geral. Foram tomadas pelo Colégio de Dirigentes da instituição e divulgadas em portaria e nota pública.
Redes Sociais