Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Atenção, estudante: Período para solicitar Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimentos vai até dia 11

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 08h43 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 16h12 | Acessos: 1203

Conforme o Calendário Acadêmico do IFRS - Campus Porto Alegre, vai de 5 até 11 de agosto o prazo para solicitação de Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimento no semestre 2022/2. Os dois tipos de processo possibilitam a utilização de saberes e trajetórias acadêmicas prévias, possibilitando uma formação mais dinâmica.

O Aproveitamento de Estudos é quando o estudante utiliza disciplinas equivalentes já cumpridas (em outra instituição ou outro curso) para substituir uma que necessita cursar, enquanto na Certificação de Conhecimento o estudante realiza uma prova sobre os conteúdos da disciplina, no caso de ter experiências prévias que garantam o domínio dos conhecimentos daquela disciplina.

Atenção: Esses processos não se aplicam aos estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de nível médio na forma integrada (PROEJA).

Como fazer a solicitação?

•  Aproveitamento de Estudos

O(a) estudante que deseja solicitar Aproveitamento de Estudos deverá encaminhar o formulário disponível para o Setor de Protocolo via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com o assunto “Aproveitamento de Estudos”. Os anexos para o processo incluem: Histórico Escolar ou Certificação, acompanhado da descrição de conteúdos, ementas e carga horária dos componentes curriculares, autenticados pela instituição de origem.

Clique aqui para acessar os formulários em Word e PDF.

•  Certificação de Conhecimentos

O(a) estudante que deseja solicitar Certificação de Conhecimentos deverá encaminhar o formulário disponível para o Setor de Protocolo via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com o assunto “Certificação de Conhecimentos”. Os anexos para o processo incluem: Documentos que comprovem os conhecimentos dos estudantes, caso necessário

Clique aqui para acessar os formulários em Word e PDF.

Saiba mais sobre esses e outros procedimentos na página de Dúvidas & Respostas.