Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Espetáculo memorável celebrou 40 anos do Projeto Prelúdio

Espetáculo memorável celebrou 40 anos do Projeto Prelúdio

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 14h09 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 15h09 | Acessos: 632

Um espetáculo memorável! Na noite de 18 de novembro de 2022, o concerto "40 anos de Música!" celebrou, de forma emocionante, as quatro décadas de existência do Projeto Prelúdio, programa de extensão do Campus Porto Alegre de ensino musical para crianças e adolescentes. Realizado no Teatro do Sesc, em Porto Alegre, o show reuniu mais de 30 artistas que tiveram sua trajetória vinculada ao destacado projeto cultural da capital gaúcha.

Apresesentaram-se em duetos, trios, quartetos e grupos, nomes reconhecidos pelo público como: Adriana Deffenti, Andréa Cavalheiro, Caroline Abreu, Izmália, Jean Presser, Nina Nicolaiewsky, Leandro Maia, Simone Rasslan, dentre outros alunos e ex-alunos, professores e ex-professores da "comunidade preludiana". Entre as apresentações musicais, foram exibidos fotos antigas e vídeos curtos com depoimentos de ex-professores, ex-alunos e outras pessoas que fizeram parte dessa trajetória.

O repertório do show teve início com o Conjunto de Flautas do Prelúdio, com uma composição de autor desconhecido. Em seguida, o dueto de Simone Rasslan (teclado), e Madalena Rasslan (voz), interpretou a canção Credo (Milton e Fernando Brant). Na sequência, foi a vez do dueto Nina Nicolaiewsky e Miguel Besnos com Duerme Negrito (Atahualpa Yupanqui). Adriana Deffenti e Lucas Moraes interpretaram El Tungue le (Eduardo Mateo), seguidos pelo trio composto por Daniela Cesa, Gina Neves e Juliana Pedrini com Dialogando (Aveva de Castro).

Dando continuidade ao setlist, o trio de artistas Ianes Coelho, Maitê Saldívia e Rubens Baggio vieram com Samurai/Serrado (Djavan), e, logo depois, o quarteto de Alexandre Garcia, Alice Gross, Arthur Koucher e Stefania Johnson cantou Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

Carol Abreu (voz), Jean Presser (teclado) e Leandro Maia (violão) colocaram o público para cantar junto Canção da meia-noite (Zé Flávio). A animação seguiu no ritmo de rock'n roll , com o dueto de Andrea Cavalheiro e Izmália fazendo um pot-pourri das músicas Agora só falta você (Luis Sérgio Carlini / Rita Lee), Jardins da Babilônia (Lee Marcucci / Rita Lee) e Ovelha Negra (Rita Lee).

A penúltima apresentação foi do grupo de músicos e docentes do programa Prelúdio e do curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS, Fernanda Kruger, Thais Euzébio, Cláudia Schreiner, Bruno Duarte, Pablo Lanzoni e Iuri Correa, cantando Miragem (Alexandre Vieira e Carlos Patrício), em uma emocionante homenagem ao professor Alexandre Vieira, grande incentivador do Prelúdio, falecido em 2019.

Fechando o espetáculo com chave de ouro, o palco abriu lugar ao atual coro infantil de alunas e alunos do Projeto Prelúdio, acompanhados por instrumentais de Nayane Nogueira, Amanda Carpenedo e Pingo Borel, e regidos pelo professor Iuri Correa. Eles brindaram a platéia com Tempos modernos (Lulu Santos); Estrela, estrela (Vitor Ramil) e O show tem que continuar (Arlindo Cruz / Luiz Carlos Da Vila / Sombrinha).  Ao final, antes da apresentação do coro, houve ainda uma homenagem à fundadora do projeto Prelúdio,  professora Nídia Kiefer, representada na ocasião pela filha Lúcia Kiefer, que recebeu flores simbolizando o agradecimento à mãe.

Iniciado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1982, sob a batuta da professora Nídia Kiefer, e desde 2009 sediado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, o Projeto Prelúdio participou da formação musical de centenas de crianças e adolescentes em quatro décadas, tendo como norte uma proposta pedagógica musical inclusiva, com foco na prática.

No IFRS, o Prelúdio tornou-se um programa de extensão permanente e inaugurou sua sede própria, em 2013, dentro do Campus Porto Alegre, denominada "Espaço Prelúdio", onde hoje são atendidas cerca de 200 crianças e adolescentes, semanalmente, através de aulas de flauta doce, flauta transversal, teclado e violão e onde ensaiam seus coros, conjuntos e bandas.

Artistas participantes do show: alunas e alunos do Projeto Prelúdio, além de Adriana Deffenti; Alexandre dos Santos; Alexandre Garcia; Alice Gross; Amanda Carpenedo; Andréa Cavalheiro; Arthur Koucher; Bruno Duarte; Carol Abreu; Clarissa de Godoy Menezes; Cláudia Schreiner; Cibel Etchelar; Conjunto de Flautas; Daniela Cesa; Fernanda Kruger; Gina Neves; Ianes Coelho; Iuri Correa; Izmália; Jean Presser; Juliana Pedrini; Leandro Maia; Lucas Moraes; Madalena Rasslan; Maitê Saldívia; Matheus Suñe; Miguel Besnos; Nina Nicolaiewsky; Pablo Lanzoni; Pingo Borel; Rubens Baggio; Simone Rasslan, Stefania Johnson e Thaís Euzebio.

A realização do evento contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do IFRS.

Mais fotos e vídeos AQUI