Primeiro encontro do Ciclo de Cinema - Intercâmbio Brasil/Canadá realizou debate por videoconferência
No último dia 17 de maio, no Auditório do 9º andar do IFRS - Câmpus Porto Alegre, foi dado início à terceira edição do projeto de Extensão "Ciclo de Cinema, Cultura e Mundo do Trabalho", ligado ao Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL).
Neste ano, o projeto conta com atividades de intercâmbio entre o Brasil (IFRS) e o Canadá (Camosun College), por meio de vídeo conferência. Com a exibição do filme “O Palhaço”, de produção nacional, foi promovida uma oportunidade de reflexão a respeito de questões que envolvem trabalho e identidade.
Numa dinâmica inovadora, os coordenadores do evento, professores Cláudia Silva Estima (IFRS) e Bruce McCormack (Camosun College) realizaram a exibição do filme simultaneamente em Porto Alegre (horário brasileiro - 19h) e em Victoria (horário canadense - 15h).
Após a sessão, uma conversa foi conduzida pelas professoras Renata Trindade Severo (IFRS) e Aline Ferraz Silva (IFRS), entre os alunos brasileiros e canadenses.
Inicialmente, as professoras realizaram uma exposição de suas impressões sobre a obra, interpretando alguns aspectos referentes à identidade dos personagens e o impacto dela no mundo do trabalho, realizando suas falas em inglês e português. Alunos das duas instituições fizeram questionamentos e comentários, enriquecendo suas participações no evento.
Entre o público brasileiro, tivemos a professora de LIBRAS Carolina Sperb (IFRS), que prestigiou o evento e que, de forma especial, possibilitou que a sessão ocorresse de forma trilingue (inglês, português e LIBRAS).
Também participaram alunos da comunidade interna do IFRS, dos cursos Técnicos em Química, Secretariado, Panificação e Confeitaria e Administração e dos cursos Superiores em Sistemas para Internet, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental, assim como da comunidade externa estiveram presentes alunos do curso de Administração Pública da UFRGS.
De acordo com a coordenação do projeto, a experiência foi muito gratificante pelo seu aspecto inovador e ao mesmo tempo audacioso pelo fato de envolver uma instituição internacional participando em tempo real do evento. O filme proporcionou uma reflexão interessante da realidade brasileira, pois quebra com visões estereotipadas do Brasil no exterior, as quais foram inclusive comentadas pelos participantes tanto canadenses quanto brasileiros durante o debate.
Os participantes se mostraram interessados na continuidade do projeto, o qual prevê próxima sessão no dia 07 de junho (vide programação no blog do PROPEL: www.propel-ifrs-poa.blogspot.com.br).
Redes Sociais