Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estude no IFRS: divulgadas Classificação dos candidatos e Primeira Chamada do Processo Seletivo 2023/1 (Sorteio, Prova e EJA)
Início do conteúdo da página

Estude no IFRS: divulgadas Classificação dos candidatos e Primeira Chamada do Processo Seletivo 2023/1 (Sorteio, Prova e EJA)

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 17h21 | Última atualização em Segunda, 02 de Janeiro de 2023, 14h50 | Acessos: 1368

Classificação Geral e listas de aprovados em 1ª Chamada para pré-matrículas do Processo Seletivo 2023/1 de estudantes do IFRS estão publicadas

Foram divulgadas nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, as listas com as classificações dos candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS que fizeram a seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA. As classificações podem ser conferidas na capa do site ingresso.ifrs.edu.br, clicando no nome do campus e depois no tipo de seleção que o candidato está concorrendo. Estão destacados os aprovados em primeira chamada, que são os primeiros colocados e já devem estar atentos aos próximos passos para encaminhar a documentação para a pré-matrícula (confira as informações no edital do seu curso, disponível no site de ingresso). 

O envio da documentação da primeira chamada de classificados ocorrerá via sistema eletrônico no período de 04 a 10 de janeiro de 2023. O link do sistema eletrônico de pré-matrículas estará disponível na capa do site do Processo Seletivo a partir de 04 de janeiro. 

Importante: estar classificado em primeira chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos no cronograma para realmente efetivar a matrícula.

ENEM: No dia 06 de fevereiro de 2023 será divulgada a primeira chamada para os classificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos precisam ficar atentos ao site ingresso.ifrs.edu.br.

DICAS IMPORTANTES SOBRE A PRÉ-MATRÍCULA:

📝 Se você foi classificado em primeira chamada, reúna a documentação necessária para a pré-matrícula. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais. No entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula no período informado no cronograma (04 a 10 de janeiro para a primeira chamada de classificados). Lembre-se que os editais estão disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste Processo Seletivo que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

 Comprovante de vacinação

▶️ Os candidatos classificados no Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula. O candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada. 

 

SOBRE AS COTAS:

▶️ Também estão sendo divulgadas neste dia 22 de dezembro as listas dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas das modalidades de seleção sorteio, prova e EJA classificados em primeira chamada.

Pretos e pardos – No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) da primeira chamada para pré-matrículas, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, deverão participar da verificação étnico-racial, que ocorrerá nos dia 11 e 12 de janeiro de 2023. A data, o horário e o local para cada candidato estão publicados juntamente com a lista geral de classificações.

Indígenas – Os candidatos que se autodeclararam indígenas precisam, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, preencher também o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena, anexando o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

Foi aprovado na cota errada?

Se você foi aprovado em primeira chamada em uma cota (reserva de vagas), mas percebeu que não cumpre as exigências para a cota, mesmo assim deverá entrar no sistema de pré-matrículas no período de 04 a 10 de janeiro de 2023 e apenas registrar presença no botão específico para isso. A sua matrícula não será efetivada, mas você seguirá na lista como suplente. Nesse caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos. Para isso, deve continuar acompanhando o site de ingresso nas datas importantes do cronograma.

 

📝 FICOU COMO SUPLENTE?

Chamada pública da seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA: Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. A chamada pública da seleção por prova, sorteio ou para os cursos EJA, se ocorrer, está prevista para ser divulgada a partir das 18h do dia 06 de fevereiro de 2023. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar.

A ordem de classificação dos candidatos é a publicada nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, e as chamadas seguirão essa ordem.

 

Confira as próximas etapas importantes do Processo Seletivo

> 22/12/2022 – A classificação dos candidatos em primeira chamada para pré-matrículas e para a verificação étnico-racial será divulgada no site de ingresso.

> 04 a 10/01/2023 – Os aprovados em Primeira Chamada (Sorteio, Prova e EJA) deverão enviar a documentação de matrícula pelo sistema eletrônico (o link será disponibilizado no site de ingresso) e os classificados pela reserva de vagas para renda inferior a 1,5 salário mínimo deverão também enviar a documentação para análise de renda, no mesmo sistema eletrônico. 

> 11 a 12/01/2023 – Os aprovados em primeira chamada (Sorteio, Prova e EJA) autodeclarados negros (pretos e pardos) deverão participar das comissões de heteroidentificação, presencialmente.

Confira todas as etapas do cronograma e continue acompanhando o site de ingresso.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->