Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Produto educacional resultante do mestrado ProfEPT do IFRS é implantado no IFSul

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 11h16 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 11h19 | Acessos: 527

Projeto foi desenvolvido por servidor do Campus Porto Alegre durante o curso, concluído em 2021. O ProjEx é uma solução tecnológica que organiza as etapas de projetos de pesquisa ou extensão

Pela primeira vez, um produto educacional do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está sendo aplicado por uma instituição de ensino, via acordo de cooperação técnica.

Denominado ProjEx (Projetos Exponenciais), é uma solução tecnológica que, ao oferecer um curso de formação pedagógica sobre as Tecnologias Exponenciais, organiza as etapas de assimilação dessas tecnologias em projetos de pesquisa ou extensão por meio da utilização de uma planilha dinâmica. Esses projetos de pesquisa e extensão “exponenciais” são então divulgados em um portfólio digital. Esse material fica disponível para a comunidade externa, que poderá identificar e talvez se interessar por demandar os projetos como parceria.

O ProjEx foi desenvolvido pelo servidor Marcos Dias Mathies, do Campus Porto Alegre, durante o curso de mestrado, e está sendo implantando no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul). O projeto foi orientado pelo professor Josimar Aparecido Vieira, do IFRS – Campus Sertão.

Conheça mais o ProjEx

Sobre a cooperação técnica

A cooperação técnica com o IFSul prevê a oferta de um programa para implantação da metodologia ProjEx. Para isso, foi publicado um edital que prevê a capacitação de pesquisadores e a cessão de bolsas de pesquisa para o desenvolvimento dos projetos desenvolvidos durante o programa com aberturas das inscrições previstas para janeiro de 2023

No IFRS, o projeto foi selecionado através do edital 21/2022 de fomento interno para habitats e pesquisa, para desenvolver um portfólio digital das propostas que serão elaboradas pelos pesquisadores do IFSul impactados pelo programa.