Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Programa de extensão do Campus Porto Alegre oferece formações complementares em Flauta Doce

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 12h23 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 14h16 | Acessos: 615

O IFRS - Campus Porto Alegre está oferecendo um novo programa de extensão relacionado à flauta doce, instrumento representativo das atividades do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical há mais de uma década. O programa Formações Complementares em Flauta Doce pretende ser mais uma oportunidade de formação nesse instrumento, diferente e complementar àquelas oferecidas no Curso Técnico em Instrumento Musical e no Projeto Prelúdio, no Campus Porto Alegre do IFRS e em outras instituições de ensino de Porto Alegre e região.

Voltados a flautistas e pessoas interessadas em flauta doce, os encontros com o público ocorrerão de forma remota e presencial, de junho a dezembro de 2022, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30min. As atividades são gratuitas e não é necessário inscrição.

O primeiro encontro temático acontece no dia 13 de junho, às 19h, em formato remoto. Intitulado “Conhecendo a flauta doce: história e contexto”, tratará do contexto histórico do instrumento, sua inserção em diferentes âmbitos, origem, família, tipos e modelos, curiosidades e outras questões relevantes relacionadas ao instrumento. O encontro será ministrado pela professora Greizi Kirst em colaboração com a professora Cláudia Schreiner e a aluna do Curso Técnico em Instrumento Musical, Jhosana de Lima Martins. O acesso ao encontro de estreia pode ser feito no link: meet.google.com/tif-hpmc-iav.

As atividades seguem em 27 de junho, com o encontro temático “Como funciona a flauta doce?”, que tratará de aspectos básicos de acústica da flauta doce, e com o encontro “Vamos tocar flauta doce juntos?” com prática coletiva e masterclass, previsto para ocorrer presencialmente, no dia 11 de julho.

O programa tem a coordenação das professoras Cláudia Schreiner e Greizi Kirst e deverá contar com a participação de convidados ao longo do ano. A ação foi contemplada pelo Edital IFRS nº 13/2022, recebendo apoio do Programa de Apoio Institucional à Extensão.

Segundo as coordenadoras, a flauta doce tem grande circulação no meio musical e, especialmente, na educação musical. Contudo, os itinerários formativos de flautistas e professores que atuam com a flauta doce são bastante distintos entre si e, por vezes, diferentes profissionais tem lacunas e anseios de complementação à sua formação: o professor generalista que se sente inseguro em tocar o instrumento, o flautista que busca embasamento pedagógico para suas aulas, o estudante ou o flautista interessado em um tema específico, dentre outros.

Pensando nesse contexto, as Formações Complementares em Flauta Doce foram concebidas com um eixo principal formado por Encontros Temáticos, cada um deles voltado a um aspecto relacionado à flauta doce, abrangendo temas de performance, didática e aspectos teóricos, complementados por outras atividades como palestras, masterclass, oficinas e recitais.

Para atender à diversidade de interesses, itinerários formativos, conhecimentos e habilidades musicais e flautísticas, atuações profissionais e até mesmo disponibilidade de horários, o programa permitirá a livre participação em quaisquer eventos, com certificação por evento isolado.

Acompanhe a programação!