Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus tem programação de eventos culturais musicais de 14 a 16 de dezembro

Campus tem programação de eventos culturais musicais de 14 a 16 de dezembro

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 11h53 | Última atualização em Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 20h58 | Acessos: 656

De 14 a 16 de dezembro de 2022, estão programados três eventos musicais com entrada franca no IFRS - Campus Porto Alegre, promovidos por ações de extensão - pelo Projeto Prelúdio e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), e pelo curso Técnico em Instrumento Musical.

Confira a seguir a programação e prestigie!

• 14/12 - 19h30

Recital Conjunto de Flautas do Projeto Prelúdio

Auditório 923, Torre Sul

• 15/12 - 19h30

Lançamento do álbum de partituras "Novas Músicas para Novos Flautistas"

Auditório 913, Torre Norte

• 16/12 - 17h

Mostra de Música Negra do NEABI 2022: quicumbis e Pagamento de Promessa

Espaço do Átrio e Auditório Rui Manoel Cruse, Torre Norte

Saiba mais sobre cada evento:

Recital Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio

O Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio é um projeto de extensão que tem por objetivo contribuir para a formação musical de seus membros através da prática de música de câmara e contribuir para a presença da flauta doce no cenário cultural de Porto Alegre. Iniciado em 1982, é talvez o conjunto de flautas doces mais antigo do país. Atualmente reúne alunos e egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS Campus Porto Alegre e comunidade externa e tem coordenação de Cláudia Schreiner.

O recital apresenta o trabalho realizado no segundo semestre de 2022, como parte das atividades presenciais no Campus. O repertório apresenta peças da Renascença e peças de compositores gaúchos contemporâneos.

O Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio é um projeto de extensão do IFRS Campus Porto Alegre. Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio 2022: Cibel Balsamo Etchelar, Clara Romero Tosi, Edson Vieira Gonçalves, Isaías Mewius, Leandro Spencer Chaves, Lorenzo de Oliveira Krieger Barreiro e Tales Melati. Coordenação: Cláudia Schreiner.

Lançamento do álbum Novas Músicas para Novos Flautistas

Novas Músicas para Novos Flautistas é um álbum de partituras que reúne composições realizadas especialmente para estudantes de flauta doce e flauta transversal, através de projeto de extensão realizado em 2016. Reúne peças de Bernhard Sydow, Daniel Wolff, Diego Silveira, Fernando Lewis de Mattos, Jorge Meletti, Marcelo Birck e Rodrigo Meine. O evento de lançamento consiste de apresentação de algumas das peças do álbum e bate-papo entre compositores, estudantes e professores que tenham trabalhado com as peças em sala de aula.

Mostra de Música Negra do NEABI 2022: quicumbis e pagamento de promessa

O Ensaio de Pagamento de Promessa à Nossa Senhora do Rosário é uma importante tradição cultural do Rio Grande do Sul. É uma tradição afro-católica da cultura quicumbi, ligada à matriz do povo bantu, realizado através de música e dança em louvor à Nossa Senhora, numa tradição transmitida oralmente há pelo menos dois séculos.

A partir do desejo de contribuir para a preservação, conhecimento e reconhecimento desta cultura, da sua riqueza e da sua contribuição para a identidade cultural e musical do Rio Grande do Sul, a Mostra de Música Negra do NEABI 2022: quicumbis e pagamento de promessa, desenvolvida como projeto de extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, tratou do Ensaio de Pagamento de Promessa realizado pelas comunidades quilombolas de Tavares, RS: vivência com a comunidade local, participação em ensaio de pagamento de promessa, entrevistas com dançantes e membros da comunidade, coleta de imagens em fotos e vídeos, produção de pequeno documentário, realização de oficina de ritmos afro-gaúchos, leitura de textos e produção de relato de experiência.

O projeto encerra suas atividades celebrando e divulgando esta importante parcela da cultura musical gaúcha, através de apresentação de Ensaio de Pagamento de Promessa pela comunidade quilombola Vô Virgilino, apresentação do Grupo Teatral Quicumbi, exibição do documentário produzido e Roda de Conversa com dançantes de pagamento de promessa e equipe do projeto, com participação especial do grupo Alabê Ôni.

A Mostra de Música Negra do NEABI 2022 é realizada com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) através do seu Programa Institucional de Apoio à Extensão (PAIEX).