Projeto de extensão distribui autotestes de HIV à comunidade do Campus
Estudantes do IFRS - Campus Porto Alegre e pessoas de suas redes externas à instituição podem solicitar e receber, gratuitamente, autotestes de detecção do vírus HIV, através do projeto de extensão "Estratégias de dispensação de autotestes de HIV no Campus Porto Alegre do IFRS", coordenado pelo professor Maurício Polidoro.
O objetivo geral do projeto é de sensibilizar a comunidade acadêmica do IFRS e as suas redes externas no que se refere ao autocuidado, baseado na reflexão sobre a saúde sexual.
Para solicitar o autoteste, o estudante deve enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (51) 98311-7797 e agendar a retirada com uma pessoa do projeto ou em um armário da biblioteca destinado para isso.
Conforme descreve o projeto, o HIV/AIDS é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. O Brasil, apesar dos avanços registrados em relação ao tratamento e outras estratégias de enfrentamento, tem apresentado retrocesso nas notificações da doença, expondo assim as disparidades raciais e desigualdades entre as unidades da federação. Nesse sentido, essa ação busca promover a dispensação de autotestes de HIV para a comunidade do Campus Porto Alegre e proporcionar que a comunidade do campus (estudantes, trabalhadores terceirizados e servidores) possam distribuir os autotestes para familiares, amigos e conhecidos. Espera-se sensibilizar a comunidade sobre a epidemia de HIV/AIDS, promover a reflexão sobre a importância do autocuidado baseado na prevenção.
Redes Sociais