Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Projeto “Conversas no Instituto” debate sobre a NR 33 - Espaços confinados

Projeto “Conversas no Instituto” debate sobre a NR 33 - Espaços confinados

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2011, 21h05 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2011, 21h05 | Acessos: 1840

Na noite de terça-feira, dia 30 de agosto, foi realizada palestra que discutiu a Norma Regulamentadora 33 (NR-33), que trata sobre Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

A atividade, realizada no Auditório do 9º andar da sede central do Campus, faz parte do Projeto de Extensão do curso Técnico em Segurança do Trabalho “Conversas no Instituto”, desenvolvido por alunos da turma SEG III e coordenado pela professora Maria Cláudia Bíssigo.

A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Luiz Francisco Pedroso Lopes, que trabalha como servidor municipal de Porto Alegre lotado no Departamento de Esgotos Pluviais – DEP, e abordou o tema "Espaços Confinados - NR 33". Francisco também atua como coordenador da Equipe de Monitoramento de Espaços Confinados (EMEC) da prefeitura.

Durante o evento, o palestrante demonstrou os procedimentos de trabalho dos servidores públicos, principalmente os de regime estatutário, na coordenação das tarefas e ações preventivas e corretivas das redes de esgotos pluviais ou mistas da cidade de Porto Alegre, e fez um comparativo entre os conceitos e procedimentos da NR-33 com o que é feito na prática.

O projeto “Conversas no Instituto” é voltado para discentes do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFRS - Campus Porto Alegre e de demais escolas do município, bem como profissionais da área de Segurança do Trabalho, e tem como objetivo trazer ao Campus Porto Alegre setores e sujeitos dos mais diversos segmentos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho a fim de promover palestras e troca de experiências entre alunos e profissionais da área inseridos no mercado de trabalho, buscando através disso a ampliação e complementação curricular.

Saiba mais sobre a NR-33 e outras Normas Regulamentadoras no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no link http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm.

Foto 1 - Projeto “Conversas no Instituto”, do curso de Segurança do Trabalho, debate sobre a NR 33 - Espaços confinados   Foto 2 - Projeto “Conversas no Instituto”, do curso de Segurança do Trabalho, debate sobre a NR 33 - Espaços confinados   Foto 3 - Projeto “Conversas no Instituto”, do curso de Segurança do Trabalho, debate sobre a NR 33 - Espaços confinados   Foto 4 - Projeto “Conversas no Instituto”, do curso de Segurança do Trabalho, debate sobre a NR 33 - Espaços confinados