Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Pegada Acadêmica: projeto de extensão pretende fortalecer o uso público em unidades de conservação
Início do conteúdo da página

Pegada Acadêmica: projeto de extensão pretende fortalecer o uso público em unidades de conservação

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 13h55 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 14h06 | Acessos: 916

Teve início neste mês de outubro o projeto Pegada Acadêmica, ação vinculada ao GAUPUC -  Grupo de Apoio ao Uso Público em Unidades de Conservação - Jornada 2020, programa de extensão do IFRS - Campus Porto Alegre que tem como objetivo contribuir para fortalecer a visitação em unidades de conservação (UC) do Rio Grande do Sul.

Ao partir do princípio de que o fortalecimento do uso público em unidades de conservação promove a revalorização dessas áreas junto à sociedade, a iniciativa pretende prospectar e divulgar artigos científicos produzidos sobre o tema, no intuito de gerar mais interesse no público, em especial nos estudantes, a fim de que mais pessoas tenham acesso rápido e fácil a tais conteúdos. O material será divulgado nas mídias sociais (Instagram e Facebook), de acordo com os padrões de formato e linguagem dessas mídias, tornando, assim, a divulgação desses conteúdos mais atrativa ao público, mesmo que este não seja, necessariamente, acadêmico. 

Esta ação insere-se na perspectiva da popularização da ciência, propondo uma atividade que busca fazer a difusão do conhecimento científico para públicos não especializados, por meio das redes sociais.

Todas as segundas-feiras são divulgados cards nos perfis do GAUPUC no Instagram: @gaup.uc e no Facebook: facebook.com/gaupuc.ifrs.9, apresentando conteúdo sobre um novo artigo que aborde o tema proposto pelo Programa. Para quem quiser se aprofundar na leitura do artigo, são disponibilizados no site do GAUPUC (gaupuc.com) os links de acesso à publicação científica original, na íntegra. 

MAS, O QUE SÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Elas são reguladas pela Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável. (Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->