Reunião com o MEC discute abertura de cursos técnicos em Gravataí
Foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 4 de março, reunião entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), a Prefeitura de Gravataí, a Escola de Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Direção do Campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), para tratar da abertura de cursos técnicos federais no município de Gravataí.
Durante o encontro que ocorreu no Campus Porto Alegre do IFRS, estiveram presentes o secretário de educação profissional do MEC, Eliezer Pacheco, a prefeita de Gravataí, Rita Sanco, o diretor Administrativo e Financeiro do GHC, Gilberto Barrichello, e o diretor-geral do Campus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, além de outros representantes destas mesmas instituições.
Ficou definido entre a prefeitura de Gravataí, o GHC e o Campus Porto Alegre a abertura de um curso técnico destinado a agentes comunitários de saúde que já atuam no município de Gravataí.
O curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde deverá ser presencial, ofertado pelo Campus Porto Alegre do IFRS em parceria com a Escola GHC, e ministrado nas dependências da Escola Municipal Santa Rita, na cidade de Gravataí. O curso será gratuito e, de acordo com a proposta pedagógica, terá duração de três semestres e carga horária total de 1.400 horas. Na próxima semana haverá nova reunião entre o IFRS, a prefeitura do município e o GHC para definir mais detalhes.
Outro assunto discutido na pauta foi a possibilidade de constituição de Gravataí como um Pólo da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), do Ministério da Educação, que ofertará cursos na forma de Educação à Distância (EAD), inicialmente com a abertura do curso Técnico em Administração - EAD, ministrado pelo Campus Porto Alegre do IFRS. O curso à distância encontra-se em avaliação junto ao e-Tec Brasil/MEC.
Segundo o Diretor-Geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Sangoi, "os cursos atendem uma demanda da comunidade de Gravataí, e a proposta somente se concretizou com o esforço conjunto da SETEC/MEC, IFRS Campus Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Gravataí e Grupo Hospitalar Conceição".
Confira algumas fotos do encontro:
Redes Sociais