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Seminário Nacional das Escolas Criativas teve convidados nacionais, internacionais e debateu a criatividade de estudantes

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 11h48 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 11h48 | Acessos: 535

Painel de abertura contou com a secretária de educação do estado, Raquel Teixeira, e do idealizador do programa Escolas Criativas, Mitchel Resnick (MIT). Evento ocorreu no Campus Porto Alegre do IFRS nos dias 22 e 23 de novembro

Com palestras, painéis e a presença de representantes nacionais e internacionais do poder público da área da Educação, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, na manhã de terça-feira, 22 de novembro, a abertura do Seminário Nacional das Escolas Criativas, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre (IFRS/POA). O evento, que seguiu na quarta, 23, ocorreu das 9h às 17h, nos dois dias. Entre as pautas de destaque estavam as boas práticas em sala de aula, a abordagem pedagógica Escolas Criativas, neurociência e aprendizagem, uso das novas tecnologias, entre outros. O público estimado foi de mais de 300 pessoas.

Aconteceu também, na ocasião, o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), onde foram exibidos mais de 30 projetos da rede estadual de ensino no festival organizado pela 

O painel de abertura contou com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; do idealizador da abordagem pedagógica Aprendizagem Criativa, do secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin; e do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; e, de forma remota, por webconferência, do professor e pesquisador Mitchel Resnick; e do pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diretor executivo da RBAC, Leo Burb.

Em seu pronunciamento durante a abertura, o reitor Júlio frisou: "O IFRS, hoje, vive um momento de grande alegria, porque abrimos as nossas portas para que se discuta, para que se problematize, para que se avance em questões tão importantes como o empreendedorismo, a criatividade, a inovação. nos espaços e nos ambientes acadêmicos e escolares. Ficamos felizes de sediar esse momento; incentivamos fortemente nos nossos ambientes a criatividade, a inovação, o desenvolvimento de novas tecnologias, o estudo dos efeitos dessas novas tecnologias nos nossos estudantes."

O secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, enalteceu a importância da inovação na área da Educação. “Inovação e Educação são áreas que caminham juntas. O Programa Escolas Criativas traz um foco na transformação das práticas pedagógicas e qualifica todo o trabalho que é realizado pela Educação Básica. É uma proposta que resignifica o conhecimento adquirido pelos alunos e trabalha as competências cognitivas e socioemocionais”, disse.

“É preciso ter uma escola relevante, mão na massa, que atenda às necessidades do século 21. Aquele conhecimento estático deixou de ter espaço. Hoje, outros saberem surgem, outras formas e métodos inovadores estão disponíveis aos estudantes. É um projeto, que de forma sustentável, tem tudo para crescer e mudar, de fato, a forma de fazer escola, de inspirar os alunos a aprenderem e serem criativos”, destacou a secretária Raquel Teixeira em sua fala.

Em sua apresentação, o idealizador da abordagem pedagógica Aprendizagem Criativa, o professor e pesquisador Mitchel Resnick abordou a importância da criatividade no desenvolvimento educacional.

“Fico feliz que a Aprendizagem Criativa esteja se espalhando pelo país e pelo Estado do RS. Percebo que está sendo feito um trabalho ótimo com educadores. Este é um momento importante de troca de ideias para debatermos a elaboração de novos ambientes para estímulo da criatividade. O aprendizado com a prática lúdica, o uso das tecnologias e a construção de conceitos são elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos”, explicou o especialista.

O diretor executivo da RBAC, Leo Burb, apresentou as principais frentes de atuação do Programa Escolas Criativas. “É necessário termos uma integração curricular e estimular a prática de atividades mão na massa, que traga um engajamento dos alunos e da comunidade escolar e promova o empoderamento dos docentes para transformar o ambiente da instituição de ensino”, afirmou.

No painel em sequência, a secretária da Educação de São Bernardo do Campo, Silvia de Araújo Donnini, trouxe sua experiência e o processo de implantação do Programa Escolas Criativas em sua rede municipal.

“Este é um trabalho que exigiu investimento, via termo de colaboração com instituições parceiras, para que pudessem ser adquiridos novos materiais com o intuito de ampliar as ações em Aprendizagem Criativa das unidades escolares que já desenvolviam este projeto, bem como viabilizar o início do trabalho nas demais escolas. Portanto, engajamento de familiares e comunidade é fundamental para o crescimento desta prática pedagógica inovadora”, enalteceu.

Encerrando a programação da manhã, houve ainda momento cultural com a apresentação de grupo de dança dos estudantes do Instituto Educacional Isabel de Espanha, de Viamão/RS.

A programação do evento seguiu durante a tarde desta terça-feira (22) com a presença do Dr. Jaderson Costa, neurologista, diretor do Instituto do Cérebro e pesquisador do uso de células-tronco em doenças neurológicas, que tratou da temática Neurociência e Aprendizagem.

Confira aqui o vídeo da cerimônia de abertura e do primeiro painel do Seminário.

Assista aqui ao vídeo do segundo dia (23/11) do Seminário Escolas Criativas.

Sobre o programa Escolas Criativas

O programa tem abrangência nacional e atende mais de 15 redes de ensino do Brasil, com o objetivo de tornar a Educação mais criativa. A proposta é fundamentada na abordagem chamada Aprendizagem Criativa, idealizada por Mitchel Resnick do MIT Media Lab. Ela baseia-se principalmente no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, que se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros pensadores em Educação.

No Rio Grande do Sul, o programa teve seu início com a participação de 10 escolas no ano de 2021. Atualmente, está em seu 3º ciclo, abrangendo 70 Escolas e impactando mais de 25 mil estudantes nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

 

(Texto: Comunicação Seduc/RS, com adaptações da Assessoria de Comunicação IFRS/POA. Fotos: Assessoria de Comunicação IFRS/POA)

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