SIPAT do curso Técnico em Segurança do Trabalho abordou de ginástica laboral à prevenção de incêndio
Aconteceu nos dias 02 e 03 de julho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) de 2013, evento de extensão promovido pelos alunos da turma SEG II do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFRS - Câmpus Porto Alegre.
As atividades contaram com palestras e debates, que ocorreram no Auditório do 9º andar da sede Centro do Câmpus.
Com o objetivo de resgatar velhos e importantes valores esquecidos pela correria do dia a dia, a SIPAT procurou fazer com que os participantes não apenas tenham uma ideia de segurança como também possam ter atitudes que visem essa segurança.
Nas palavras do diretor-geral do Câmpus, Paulo Roberto Sangoi, durante a abertura do evento na terça-feira, 2 de julho:
- Eventos como esses refletem a grandeza da nossa instituição. Estamos vendo atividades como essas cada vez mais frequentes no nosso Câmpus e isso mostra que estamos, como instituição acadêmica, crescendo cada vez mais e fazendo com que os alunos possam colaborar diretamente com essa evolução.
O primeiro palestrante, Daniel Faria Bagatini, educador físico e administrador, explicou para as pessoas que lotaram o auditório na terça-feira, a importância da Ginástica Laboral:
- Além de promover uma maior integração entre os funcionários e superiores, a ginástica laboral pode ser feita de diferentes maneiras e deve se adequar a cada situação. Vale destacar, ainda, a importância de um Técnico de Segurança do Trabalho, pois ele é o responsável direto pelos cuidados com os trabalhadores da empresa.
A programação seguiu com palestras sobre o papel do Técnico de Segurança do Trabalho na Relação Sindical e Trabalhista, com Edson Dorneles, diretor do Sindicato de Metalúrgicos de Gravataí, no dia 2, e sobre Direção defensiva de motos dos Correios, com Luiz Guimarães, Técnico em Segurança do Trabalho e instrutor, no dia 3.
A palestra que encerrou o evento no dia 3, abordou o tema Prevenção e Combate a Incêndio, ministrada pelo comandante do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre, tenente coronel Adriano Krukoski Ferreira, integrante da comissão investigativa do acidente da Boate Kiss.
- As dificuldades que um bombeiro enfrenta hoje são inúmeras. Seja falta de aparelhamento, falta de aperfeiçoamento, vários fatores dificultam esse trabalho. E então entra aí o Técnico de Segurança do Trabalho e um plano de Prevenção e Combate a Incêndios que é hoje o que garante a nossa segurança, - ressaltou Ferreira.
Galeria de fotos da SIPAT 2013:
Confira mais fotos em facebook.com/ifrspoa.
Redes Sociais