Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Trabalhos de Pesquisa e Extensão do câmpus premiados nos seminários Sict e Semex do IFRS

Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2014, 12h37 | Última atualização em Sexta, 17 de Outubro de 2014, 12h37 | Acessos: 1425

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) articulou em grandes eventos simultâneos os seus principais pilares. Ensino, pesquisa e extensão foram temas de trocas de experiências, reflexões, divulgação e aquisição de conhecimentos por aproximadamente 700 estudantes e servidores durante o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), o 2º Seminário de Extensão (Semex) e o 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), que aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no DallOnder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS).

"A integração com os colegas de outros câmpus, o conhecimento dos trabalhos e o autoconhecimento, sobre a minha forma de apresentação, foram boas experiências", avaliou o estudante Flávio Olbermann, do Câmpus Sertão. Cursando o oitavo semestre de Agronomia, ele participou do Sict pela primeira vez, apresentando um pôster.

Divulgar o próprio projeto e incentivar colegas de outras localidades a desenvolverem iniciativas semelhantes também foram vantagens na opinião da aluna Lediane Chagas Marques, do Câmpus Porto Alegre. Pela segunda vez no Semex, ela apresentou oralmente o projeto que desenvolve em parceria com mais bolsistas. "Deu um nervosismo, principalmente devido ao tempo curto para a apresentação, mas a experiência nos prepara para o futuro e me ajudará a ter mais desenvoltura no estágio do curso", disse a estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Nos três dias, foram apresentados 389 trabalhos oralmente ou em forma de pôsteres, sendo sete de outras instituições de ensino, e houve palestras e mesas-redondas. Paralelamente, ocorreram ainda a 1ª Mostra Cultural do IFRS, com apresentações de servidores e alunos; e a 2ª Mostra de Robótica, demonstrando experiências práticas e teóricas vinculadas à robótica. Algumas atividades do evento tiveram tradução para a Língua de Sinais Brasileira (Libras).

No encerramento, os melhores trabalhos do Sict e do Semex receberam um certificado e os pró-reitores de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo; Pesquisa e Inovação, Julio Xandro Heck; e Extensão, Viviane Silva Ramos, agradeceram as suas equipes pela dedicação e empenho. "Vimos os alunos dando o melhor de si nas apresentações, foi impressionante a dedicação de estudantes e colegas servidores, o nosso desafio é avançar sempre e cada vez mais", comemorou Viviane. Ao final de sua fala, a pró-reitora parabenizou os professores pelo seu dia e apresentou um vídeo em homenagem aos docentes do IFRS.

"Tivemos trabalhos de excelente qualidade. O Sict passou por uma avaliação externa, de três avaliadores indicados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), que farão um relatório com o que viram aqui. Posso adiantar que eles destacaram a excelente qualidade na organização do evento e o quanto se surpreenderam com o nível dos alunos", contou Júlio.

Coube a Amilton falar em nome da reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza. O pró-reitor se disse emocionado com tudo o que viu nos três dias de eventos. "Tudo o que vivemos até aqui é inexplicável. Levem e repercutam, pois isso nos faz acreditar em um futuro melhor e em uma sociedade mais justa", enfatizou Amilton, ao parabenizar a todos pelo engajamento em mostrar o que é produzido nos câmpus da instituição.

O Câmpus Porto Alegre teve quatro trabalhos premiados no Sict e um no Semex. Confira:

Destaques do Câmpus no 3º Sict:

Apresentação oral

- Autor(a): Jaqueline Gomes Nunes Waszak - Ciências Humanas - IFRS - Porto Alegre - Superior - Ambientalização no contexto das escolas públicas do município de Porto Alegre - Orientador: Cassiano Pamplona Lisboa.

- Autor(a): Luciana di Diego Vasconcelos - Ciências Biológicas - IFRS - Porto Alegre - Técnico - CARACTERIZAÇÃO HISTOLÓGICA E HISTOQUÍMICA DAS FOLHAS DE Ateleia glazioveana Baill., UMA ESPÉCIE BIOATIVA DA FLORA DO RIO GRANDE DO SUL - Orientador: Márcia Bündchen.

Apresentação pôster

- Autor(a): Bruna Coelho de Andrade - Ciências Biológicas - IFRS - Porto Alegre - Técnico - Clonagem do gene que codifica a galactosidase de Kluyveromyces sp - Orientador: Giandra Volpato.

- Autor(a): Priscila Neiland da Costa - Multidisciplinar - IFRS - Porto Alegre - Superior - UM OLHAR GEOGRÁFICO PARA O ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DIAGNÓSTICO E PROJEÇÕES FUTURAS - Orientador: Rosaura Heurich.

Destaque do Câmpus no 2º Semex

- Autor(a): Lediane Chagas Marques - Educação - Desenvolvimento de atitude investigativa e conhecimento científico através da química forense - Câmpus Porto Alegre.

Apresentações orais do Câmpus Porto Alegre premiadas no 3º Sict :

premiados-sict (1) premiados-sict

Mais fotos no endereço facebook.com/IFRSOficial.

(Informações e fotos: Depto. de Comunicação da Reitoria - IFRS).