Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Certificação do Ensino Médio pelo Encceja 2018 pode ser solicitada a partir de 03/12

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 12h41 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 10h05 | Acessos: 3313

Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), informa que estará recebendo as solicitações para emissão da certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2018 a partir do dia 03 de dezembro de 2018.

Confira abaixo as informações sobre como proceder:

Quem pode solicitar?

O participante do ENCCEJA interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio deverá atender aos seguintes requisitos:

I - indicar no ato da inscrição a Instituição Certificadora;

II - possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;

III - atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames; e

IV - atingir o mínimo de 5 (cinco) pontos na Redação.

O participante do ENCCEJA interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das seguintes áreas de conhecimento, deverá obter o mínimo de 100 (cem) pontos:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação é concebida como integrante da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O participante para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Quais são os documentos certificadores?

O processo de certificação por meio do ENCCEJA requer a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência pela Instituição Certificadora, em conformidade com as orientações do MEC e do INEP.

Como solicitar?

Através da página eletrônicahttps://moodle.poa.ifrs.edu.br/course/view.php?id=4851

Identificação do usuário: corresponde ao número do CPF sem pontos e traços;

Senha: corresponde ao número do RG sem pontos e traços.

É imprescindível enviar, pelo formulário, os seguintes documentos digitalizados:

  1. Boletim de desempenho ( anexar o boletim de todas as edições que prestou exame, que pode ser obtido diretamente no site do exame);
  2. RG;
  3. CPF.

Qual o local, dia e horário para retirar?

Local: Coordenadoria de Registros Estudantis, sala 523, 5º andar da Torre Norte do Campus Porto Alegre do IFRS (Rua Cel. Vicente, 281, Centro Histórico, Porto Alegre/RS).

Dias e Horários: segundas-feiras, das 15h às 19h, ou quartas-feiras, das 09h às 13h.

Em qual prazo?

Até 45 dias após a solicitação.

 

Atenção!

**Para retirar o certificado de conclusão ou a declaração de proficiência, deverão ser apresentados os documentos originais enviados no ato da solicitação online.**  

***A relação de certificações disponíveis para retirada será publicada periodicamente nesta página. Acompanhe semanalmente.***

Fim do conteúdo da página