Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Páginas > Sobre a Assistência Estudantil

Sobre a Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 17h59 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 13h47 | Acessos: 3362

Auxílio Permanência e Auxílio Moradia 2020 - Acesse aqui

O que é a Assistência Estudantil?

Assistência Estudantil é uma ação do Estado que tem por objetivo minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, através da promoção da inclusão social pela educação, ao democratizar as condições de acesso, permanência e diplomação, além de agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão da insuficiência de condições financeiras dos jovens e adulto
s na educação pública federal.

A Assistência Estudantil, como parte do processo educativo, deve articular-se ao ensino, à pesquisa e à extensão. Permear essas três dimensões do fazer acadêmico significa viabilizar o caráter transformador da relação universidade e sociedade.

Quem é o público alvo da Assistência Estudantil?

Estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais das Instituições Federais de Ensino Superior e dos Institutos Federais. Porém, é importante salientar que, o público prioritário são os estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Como se organiza a Assistência Estudantil no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)?

Cabe a cada instituição federal de ensino definir os critérios e a metodologia para seus programas, projetos e ações. No IFRS a Assistência Estudantil acontece de forma universal e / ou pelo Programa de Benefícios. As ações universais são aquelas que atendem a todos os estudantes sem distinção e não há necessidade de avaliação de critérios socioeconômicos. Como exemplo de ações e programas universais, no Campus Porto Alegre, temos os programas de promoção à saúde, encaminhamentos para a rede pública, ações vinculadas ao Esporte, Clube dos Saberes e acompanhamento escolar e acadêmico, compreendendo ações de caráter psicológico, pedagógico, social e de saúde, numa perspectiva interdisciplinar. Já o Programa de Benefícios é destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No Campus Porto Alegre, um exemplo de ação específica são os editais que envolvem o repasse de recurso financeiro de forma direta ao estudante.

Como acessar a Assistência Estudantil no Campus Porto Alegre?

As ações universais podem ser acessadas nas mais variadas formas: participação nas atividades propostas de promoção de saúde, academia, oficinas, encontros, etc. Ou, então, pela procura espontânea dos profissionais vinculados ao Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE). Já o Programa de Benefícios pode ser acessado através da inscrição nos editais, os quais são publicados semestralmente pela CAE.

Com quem posso conversar para saber mais sobre a Assistência Estudantil?

A Coordenadoria de Assistência Estudantil é o órgão responsável pelo planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da Assistência Estudantil no Campus Porto Alegre. Sua equipe técnica é constituída por uma Assistente Social, uma Enfermeira, uma Técnica em Assuntos Educacionais e duas Psicólogas.