Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Consup do IFRS aprova propostas de dois cursos de Mestrado a serem sediados no Câmpus Porto Alegre

Publicado: Quinta, 24 de Abril de 2014, 10h58 | Última atualização em Quinta, 24 de Abril de 2014, 10h58 | Acessos: 725

O Conselho Superior do IFRS (Consup) aprovou em reunião realizada no último dia 22 de abril, as propostas pedagógicas para criação de dois cursos de Mestrado Profissional a serem sediados no Câmpus Porto Alegre do IFRS: Educação em Ciências, e Informática na Educação.

Com base nisso, as propostas agora serão encaminhadas para análise e aprovação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil. Caso aprovados pela Capes, os cursos tem início previsto para 2015.

O Mestrado Profissional em Educação em Ciências é uma proposta que busca qualificar os profissionais que atuem na educação científica, especialmente os professores de Ciências atuando na educação básica, no ensino superior ou no ensino não formal de ciências, com vistas à produção e à difusão consciente, coerente e contextualizada do conhecimento em educação científica nos diversos espaços de educação formais e não formais.

O curso terá como sede o campus Porto Alegre e contará, no seu corpo docente, com a participação de professores doutores deste câmpus, e ainda dos câmpus Canoas e Restinga.

Segundo a professora Maria Cristina Caminha de Castilhos França, diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus Porto Alegre, esta proposta surge no contexto atual de uma demanda crescente de qualificação de professores de ciências, e em consonância com a situação apontada pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020, do Governo Federal, que indica a necessidade de criação de mestrados profissionais “para os setores de serviços público e privado” (PNPG, 2010).

Já o Mestrado Profissional em Informática na Educação pretende qualificar profissionais para que as instituições de ensino possam ingressar nesse novo mundo do uso de novas tecnologias na educação com qualidade. Há necessidade de se preparar professores, gestores e profissionais da área de informática e/ou educação para o uso efetivo e crítico dessas tecnologias no cotidiano laboral.

Esta proposta parte das evidências de que a contemporaneidade é marcada por intensas discussões a respeito do uso de tecnologias computacionais na educação. Tal uso torna-se urgente na medida em que há necessidade de reduzir a exclusão digital ainda existente, preparar alunos para um mundo do trabalho que demanda domínio das ferramentas computacionais e aproximar a escola dos jovens que apresentam um novo perfil (nativos digitais).

Além dos mestrados, também foram aprovados pelo Consup cursos de Pós-Graduação Lato sensu em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, professor Paulo Sangoi, parabenizou a todos que participaram da construção dos Cursos aprovados e salientou que "esta será mais uma conquista em prol do fortalecimento de nossa instituição e de uma educação pública de qualidade".