Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Processo Seletivo 2014/1: provas ocorrem no domingo, 1º de dezembro
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo 2014/1: provas ocorrem no domingo, 1º de dezembro

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2013, 17h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2013, 17h00 | Acessos: 1445

As provas do processo seletivo unificado 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) serão realizadas no domingo, dia 1º de dezembro, nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão. No Manual do Candidato, é possível encontrar os conteúdos considerados para cada uma das modalidades de cursos oferecidos pelo IFRS. Confira orientações sobre o dia das provas:

Cursos técnicos de nível médio concomitantes e integrados - as provas terão início às 8h30min, com duração de 3 horas. O candidato deve comparecer ao local 30 minutos antes do horário, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Serão 40 questões objetivas, que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental.

Cursos técnicos de nível médio subsequentes - as provas começarão às 14h, com duração de 3 horas e 30 minutos. O candidato deve comparecer ao local de provas 30 minutos antes do horário, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. O exame constitui-se de 40 questões objetivas, que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Para os cursos técnicos de Instrumento Musical (Flauta e Violão), será aplicada prova prática instrumental em caráter eliminatório para os 12 primeiros candidatos classificados, por curso, em ordem decrescente em cada um dos Sistemas de Ingresso.

Cursos superiores - as provas terão início às 14h, com duração de 4 horas e 30 minutos. O candidato deve comparecer ao local 30 minutos antes do horário, portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. A prova terá 45 questões objetivas e haverá uma prova de redação, com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

Estão disponíveis para consulta os locais de prova do e a tabela completa da densidade de candidatos por vaga em cada câmpus do IFRS, para as provas e para a seleção via nota do Enem. CLIQUE AQUI para consultar.

No Câmpus Porto Alegre do IFRS são ofertadas 36 vagas para o curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e mais 327 vagas distribuídas em 13 cursos Técnicos Subsequentes: Administração, Biblioteconomia, Biotecnologia, Contabilidade, Instrumento Musical – Violão, Instrumento Musical – Flauta Doce, Panificação e Confeitaria, Química, Redes de Computadores, Registros em Informações em Saúde, Secretariado, Segurança do Trabalho, e Transações Imobiliárias.

As inscrições para o Processo Seletivo 2014/1 do IFRS encerraram-se no dia 11 de novembro.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR SUA INSCRIÇÃO

O edital de abertura do Processo Seletivo 2014/1 para ingresso nos cursos dos 12 câmpus do IFRS no 1º semestre de 2014 foi divulgado no dia 21 de setembro.

Fique atento ao calendário:

Pedido de isenção da taxa de inscrição: 23 a 30 de setembro

Inscrições: 7 de outubro a 11 de novembro, pelo site www.ifrs.edu.br.

Prova: 1º de dezembro

Além da documentação disponível nos links abaixo, mais informações podem ser obtidas na COPESE do Câmpus Porto Alegre pelo telefone (51) 3930-6035, das 9h às 17h, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

EDITAIS

  • Edital processo seletivo cursos técnicos concomitantes e integrados ao Ensino Médio
  • Edital processo seletivo cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio
  • Edital processo seletivo cursos de nível superior
  • RETIFICAÇÃO edital cursos técnicos concomitantes e integrados - 07/10/2013
  • RETIFICAÇÃO edital cursos superiores - 07/10/2013
  • RETIFICAÇÃO edital cursos superiores - 16/10/2013
  • Edital concessão de isenção da taxa de inscrição
  •  

    MANUAIS

  • Manual do Candidato Cursos Técnicos Concomitantes e Integrados
  • Manual do Candidato Cursos Técnicos Subsequentes
  • Manual do Candidato Cursos Superiores
  • Errata Manual do Candidato cursos superiores - 16/10/2013
  •  

    RESULTADOS

  • Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição
  •  

    Provas em Libras e Braille

    Para permitir a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, o processo seletivo terá provas gravadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), impressas em Braille e salas de fácil acesso, entre outras acessibilidades. No momento da inscrição, o estudante descreve a sua situação e o que a instituição pode fazer para que a realização da prova transcorra da melhor forma possível. Até o dia 11 de novembro, prazo final das inscrições, deverá entregar o atestado comprovando a necessidade especial, conforme orientações do Manual do Candidato.

    A intenção das provas em Libras é oferecer aos surdos a possibilidade de acessar as questões na sua primeira língua. Ainda está publicado no site do IFRS um vídeo em Libras, que fornece um passo a passo para a realização das inscrições, informações sobre os cursos oferecidos e outras referentes ao processo seletivo. O site do IFRS também busca manter um bom nível de acessibilidade, facilitando o acesso a pessoas com limitações físico-motoras ou sensoriais.

    Sobre o Processo Seletivo unificado do IFRS

    O IFRS está oferecendo 2.050 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, no processo seletivo 2014/1. As vagas são distribuídas nos 12 câmpus do IFRS: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, que terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013.

    Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições ao final da página); e os superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura. Das vagas para os subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Cursos (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

    Esta será a primeira vez que o IFRS realizará seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, dando ainda mais agilidade ao processo.

    Sobre o IFRS

    O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

    Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

    Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

    Técnicos de nível médio integrado – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

    Técnicos de nível médio subsequente – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

    Técnicos de nível médio concomitante – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

    Superior tecnológico – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

    Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

    Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

    Fim do conteúdo da página
    ogle tag (gtag.js) -->