Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Câmpus Porto Alegre oferece curso de extensão em Fundamentos de Bioinformática

Câmpus Porto Alegre oferece curso de extensão em Fundamentos de Bioinformática

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 15h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2013, 15h52 | Acessos: 777

O Câmpus Porto Alegre do IFRS está oferecendo o curso de Extensão "Fundamentos de Bioinformática - Bancos de dados e programas de análise de sequências", voltado para estudantes das áreas Biológicas e da Saúde, de nível técnico ou superior com conhecimentos básicos de Genética e interesse no aprendizado do tema.

A carga horária é de 12 horas e o curso ocorrerá aos sábados, nos dias 23/11, 30/11 e 07/12 de 2013, das 8 às 12 horas, no laboratório LAB 2A da sede Centro do Câmpus (Rua Coronel Vicente, 281, 2º andar, Centro, Porto Alegre/RS).

Tanto o curso quanto as inscrições são gratuitos. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre o curso

As informações genéticas obtidas através do sequenciamento do DNA dos organismos vem sendo armazenadas em Bancos de Dados de sequências que estão disponíveis para a utilização em pesquisas moleculares e aplicações em diferentes áreas.

A Bioinformática apresenta diversas ferramentas desenvolvidas para a análise e manipulação destas informações genéticas, permitindo a realização de grandes avanços científicos.

Serão apresentados os fundamentos da bioinformática, abordando a utilização dos bancos de dados de sequências e os principais programas de manipulação e análise de sequências de DNA, incluindo os mecanismos de busca, edição e alinhamento, além das suas aplicações biotecnológicas.

O curso tem por objetivo complementar o aprendizado dos estudantes da área das ciências biológicas no tema e permitir a sua capacitação para a realização de pesquisas na área por meio da integração do conteúdo teórico e de atividades práticas.