Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Ações de extensão e pesquisa do Câmpus premiadas como destaque no 1º SEMEX e 2º SICT do IFRS

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 14h06 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2013, 14h06 | Acessos: 1923

De 11 a 13 de novembro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou o 2º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict) e o 1º Seminário de Extensão (Semex).

Promovidos pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRS, os seminários ocorreram em Bento Gonçalves/RS, no DallOnder Grande Hotel. Em três dias, cerca de 600 alunos e servidores participaram de palestras, apresentaram ou assistiram a 344 trabalhos científicos, de inovação e desenvolvidos para beneficiar as comunidades.

Na quarta-feira, 13 de novembro, ocorreu o encerramento do evento com a premiação dos trabalhos destaque. Foram entregues certificados e livros da Série Tekne para os estudantes autores dos 41 trabalhos considerados destaque em suas áreas temáticas.

O Câmpus Porto Alegre participou com três ações de Extensão no 1º Semex, sendo uma na área temática Saúde: "Educação em diabetes: um compromisso sócio?ambiental" (Bolsista de extensão: Tatiane Lanil Magnani / Coordenador da ação: Sharon Landgraf Schlup) e duas na área temática Educação: "A Educação Ambiental como tema na formação complementar e continuada de professores" (Bolsista de extensão: Jaqueline Gomes Nunes / Coordenador da ação: Cassiano Pamplona Lisboa) e "Divulgação científica na extensão: Química Forense em Ambiente Interativo de Aprendizagem" (Bolsistas de extensão Rudá de Souza Roveda, Lediane Chagas Marques, Carolina Borba da Silva e Patrik de Souza Rocha / Coordenador da ação: Michelle Pizzato). Este último foi premiado como Destaque.

O câmpus também participou com projetos de pesquisa no 2º Sict, que também foram premiados. Confira a seguir os trabalhos do Câmpus Porto Alegre que ganharam destaque em ambos os eventos:

Trabalhos do Câmpus Porto Alegre premiados com Destaque no 1º Semex

Área Temática: Educação

Bolsistas de extensão ? apresentadores: Rudá de Souza Roveda e Lediane Chagas Marques

Bolsistas de extensão: Carolina Borba da Silva e Patrick de Souza Rocha

Coordenador da ação: Michelle Pizzato

Trabalhos do Câmpus Porto Alegre premiados com Destaques no 2º Sict:

Modalidade: Oral

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Nível: Superior

Trabalho: Os processos de aprendizagem de trabalhadores em cargo de gestão em um contexto de prática: Estudo de Caso na Hewlett Packard Brasil

Autor: Eduardo Avila Alvim

Modalidade: Oral

Nível: Superior

Trabalho: Estudo das propriedades biológicas de espécies vegetais nativas em células de carcinoma de mama humano

Autor: Gabriel Fernandes Silveira

Nível: Técnico

Trabalho: Concentração foliar de solutos orgânicos em plantas jovens de Araucaria angustifolia (Bertol) Ktze submetidas a estresse hídrico prolongado

Autor: Suzana Broedel

Nível: Superior

Trabalho: Caracterização socioambiental do Parque Marinha do Brasil, Porto Alegre/RS

Autor: Victória Montenegro Candemil

Nível: Técnico

Trabalho: Seleção de leveduras produtoras de ?-galactosidase utilizando cultivos submersos

Autor: Felipe Yuji Okano

Área: Ciências Exatas e da Terra

Nível: Superior

Trabalho: Informação Ambiental através da Internet das Coisas e Redes Sociais das Coisas

Autor: João Pedro Flach da Silva

"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados do que foi apresentado, tanto pela qualidade do conteúdo quanto por perceber que nossos estudantes estão dispostos e aptos para as atividades de pesquisa", salientou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck, em sua fala na atividade que marcou o encerramento dos eventos. "A avaliação da comissão externa do CNPQ foi a melhor possível. Conforme as palavras dos avaliadores, o IFRS não é mais uma instituição iniciante em pesquisa, mas demonstrou sua consolidação", acrescentou.

A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, também destacou a qualidade das ações apresentadas e o compromisso dos alunos e servidores envolvidos com a extensão no IFRS. "Obrigada pela oportunidade de encerrar mais esta etapa com muito brilho e sucesso", enfatizou.

No Semex, as áreas temáticas foram Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Saúde, Tecnologia e Produção, Cultura e Educação. No Sict, os trabalhos foram divididos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar. Houve também um trabalho premiado na 1ª Mostra de Robótica do IFRS.

O Sict tem o objetivo de fomentar a pesquisa e a inovação e possibilitar o diálogo entre os câmpus, além de apresentar aos órgãos de fomento os resultados das pesquisas realizadas. O Semex visa integrar e socializar ações de extensão realizadas no IFRS e em comunidades de abrangência, promovendo uma reflexão sobre a prática extensionista.

Fotos da entrega dos destaques do 1º Semex e do 2º Sict a representantes do Câmpus Porto Alegre:

premiacao_semex   premiacao_sict2   premiacao_sict3   premiacao_sict

Confira as listas completas dos trabalhos destacados e demais fotos nos links:

Destaques do 1º Semex

Fotos da entrega dos destaques do 1º Semex

Destaques do 2º Sict e 1ª Mostra de Robótica

Fotos da entrega dos destaques do 2º Sict

(Com informações e fotos do Departamento de Comunicação do IFRS - Reitoria)