Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS - Câmpus Porto Alegre realiza formatura da sua primeira turma do Programa Mulheres Mil

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 09h14 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2013, 09h14 | Acessos: 1083

O Câmpus Porto Alegre do IFRS realizou na última quarta-feira, 13 de novembro, a cerimônia de formatura da sua primeira turma do Programa Mulheres Mil. O evento teve início às 17h30 e ocorreu no auditório do 9º andar do Câmpus.

Na ocasião foram entregues os certificados às 20 alunas concluintes do curso de Formação Inicial Continuada em Higienização em Serviços de Saúde, que teve início em agosto, e foi realizado em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Fizeram parte da mesa de honra do evento o diretor-geral do Câmpus Porto Alegre, Paulo Roberto Sangoi, a pró-reitora de Extensão do IFRS, Viviane Ramos, a coordenadora de Ensino da Escola Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Marta Fert, e os professores homenageados pela turma, Natalia Labella Sánchez e Fernando Lerina. As gestoras do Mulheres Mil no câmpus Martha Weinzenmann e Juliana Prediger, demais professores e bolsistas que colaboraram com o curso, também acompanharam a formatura.

No início da cerimônia, a aluna Tatiana dos Santos Orestes conduziu o juramento do curso, seguida pelas demais colegas. Logo depois, os professores homenageados efetuaram a entrega dos certificados de cada uma das formandas.

Após a entrega dos certificados, a cerimônia foi seguida por homenagens. Primeiro, as alunas assistiram a um vídeo preparado pelos professores do curso, com fotografias que registraram alguns momentos durante o curso.

Em seguida, foi a vez da oradora da turma, Patrícia da Costa Silva, proferir seu discurso emocionado. “Todas nós somos mulheres nota mil. Hoje não é o fim, e sim o começo de uma nova etapa para todas nós”.

A professora homenageada Natália Sanchez, direcionou sua fala às formandas: “Espero que essas 260 horas de curso abram muitas portas. Que a vontade de aprender, de repensar a vida, de se desafiar, de aceitar coisas novas e diferentes, seja apenas o início para novos caminhos; um pouco depende dos conhecimentos aprendidos no curso; mas grande parte depende de cada uma de vocês.”

O professor homenageado Fernando Lerina declarou: “Voltar aos bancos escolares, qualificar-se para o mercado de trabalho, apesar de todas as dificuldades; quem faz isso é vitorioso, e vocês são vitoriosas. Vocês na verdade não foram alunas nota dez, durante o curso, durante tudo o que a gente pode acompanhar com vocês; vocês na verdade foram alunas nota mil.”

Marta Fert lembrou a parceria de longa data entre IFRS e GHC. “Pra nós, estar proporcionando e aprendendo com vocês, é um papel social desta instituição; como uma instituição pública nós temos, todos os trabalhadores do GHC, o compromisso público com a sociedade; e aqui a gente é uma instituição federal, lutando nesse compromisso, independente que seja Ministério da Saúde ou Ministério da Educação, nós temos o compromisso junto com o Instituto Federal de estar fazendo formação e o acesso para as pessoas terem a oportunidade de um mundo melhor.”

A pró-reitora Viviane Ramos também deixou seu recado às formandas: “Fica aqui o registro da pró-reitoria de Extensão, que sob a sua jurisdição o Programa Mulheres Mil, para que vocês continuem sempre se desafiando; buscando mais. Vocês já sabem que o pontapé inicial foi dado; que as vezes até pensaram, eu não tenho condições, não tenho essa possibilidade; vocês viram que vocês venceram. E é isso que vai motivar vocês a prosseguir.”

O diretor-geral Paulo Sangoi completou: “Como é que vocês vão mostrar que realmente valeu a pena? São vocês, dentro da comunidade de vocês, apoiarem outras mulheres, fazer com que essas mulheres participem de outros programas, e dizer pra elas na hora de vocês estarem exercendo a profissão de vocês: valeu a pena.”

Após as falas da mesa de honra, os participantes foram brindados com uma apresentação musical com Rosangela Bjërk (voz) e Ricardo Fragoso (violão).

A seguir, as formandas ainda foram surpreendidas por uma homenagem preparada pelas gestoras do programa, Juliana e Martha, que apresentaram um vídeo contendo diversos depoimentos de professores e colaboradores do curso.

Ao final da cerimônia, houve um coquetel de confraternização.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mais informações no site (http://mulheresmil.mec.gov.br/) do programa.

Galeria de fotos da formatura:

formaturaMM 363   formaturaMM 016   formaturaMM 046   formaturaMM 049

formaturaMM 100   formaturaMM 102   formaturaMM 153   formaturaMM 158