Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Processo seletivo 2014/1 do IFRS será unificado, com prova em 1º de dezembro

Processo seletivo 2014/1 do IFRS será unificado, com prova em 1º de dezembro

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2013, 05h24 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2013, 05h24 | Acessos: 946

Os 12 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013. Serão oferecidos cursos técnicos de nível médio, nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições abaixo); e cursos superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura, todos gratuitos. Os cursos e o número total de vagas serão divulgados em 21 de setembro, data da publicação do edital referente ao processo.

O IFRS possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão. A prova será única, com realização nos câmpus. Os conteúdos a serem cobrados estarão especificados no edital. As inscrições ocorrem de 7 de outubro até 11 de novembro, no site www.ifrs.edu.br. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição será de 23 até 30 de setembro.

Das vagas para cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Cursos (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Esta será a primeira vez que o IFRS realizará seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, dando ainda mais agilidade ao processo.

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

Fique atento ao calendário:

- Divulgação do edital: 21 de setembro

- Pedido de isenção da taxa de inscrição: 23 a 30 de setembro

- Inscrições: 7 de outubro a 11 de novembro

- Prova: 1º de dezembro

- Acompanhe todas as informações no site www.ifrs.edu.br

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

(Com informações do Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS)