Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Abertura da exposição fotográfica "Aspas", do curso de Fotografia para alunos da educação especial

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2013, 07h45 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2013, 07h45 | Acessos: 1061

Acontece no dia 14 de agosto, às 19h30min, na Galeria Espaço IAB – Sala Negra (Rua Gal. Canabarro, 363, esquina rua Riachuelo, Centro), a abertura da exposição fotográfica "ASPAS", resultado do trabalho dos estudantes do curso de Extensão em Fotografia desenvolvido de maio a dezembro de 2012 em parceria entre o IFRS – Câmpus Porto Alegre e as Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbuck e Professor Elyseu Paglioli.

O curso “Desenvolvendo percepções através da fotografia: o mundo de adolescentes com necessidades específicas visto através das lentes”, teve o objetivo de possibilitar, com a prática fotográfica, que jovens em vulnerabilidade de exclusão social, por suas excepcionalidades, pudessem exercer a socialização no contexto que fazem parte, vivenciando, assim, o sentimento de pertencimento.

A mostra apresenta imagens dos três temas trabalhados nas aulas: fotografia artística, do cotidiano e da cidade.

De acordo com o professor Walter Karwatzki, coordenador de Projetos Culturais do Câmpus Porto Alegre e orientador do curso, cada estudante fotografou espontaneamente os temas e participou da curadoria na escolha do coletivo.

- Esta socialização criativa é a maneira mais direta de se ver no outro e de reconhecer o outro! Nesse contexto, o ato de fotografar desenvolve afetos, sentidos, significados e ressignificados. Ao utilizar a fotografia como instrumento de inclusão social temos o anseio de mexer com a comunidade à nossa volta, de modo a integrar indivíduos e plantar sementes valiosas de combate ao preconceito - , coloca Karwatzki.

A visitação ocorre até o dia 6 de setembro, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 20h.

A exposição conta com a parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

CONVITE_ASPAS_WEB