Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Estudantes do IFRS preparam-se para intercâmbios pelo Ciência sem Fronteiras

Estudantes do IFRS preparam-se para intercâmbios pelo Ciência sem Fronteiras

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2013, 05h09 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2013, 05h09 | Acessos: 9954

Treze alunos de cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) se preparam para viajar para outros países pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Entre eles, estão dois estudantes do Câmpus Porto Alegre: Carolina Borba da Silva, acadêmica do 6º semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, e César Perdomo Purper, estudante do 6º semestre do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Para esclarecer dúvidas e reduzir as ansiedades desta fase, as pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Inovação do IFRS promoveram um encontro dos estudantes na Reitoria no dia 17 de julho. O grupo foi recebido pela reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, que colocou a instituição à disposição para auxiliá-los. “Temos orgulho de proporcionar esta experiência e sabemos que vocês nos ajudarão a construir um novo processo educacional”, salientou.

Entre os países que receberão os graduandos estão Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Irlanda e Noruega, onde eles ficarão por no mínimo um ano, estudando em outras instituições de ensino e recebendo uma bolsa de auxílio do governo federal. As disciplinas serão aproveitadas em seus cursos ou registradas como complementares.

Durante a reunião, eles falaram de expectativas, dificuldades e trocaram experiências, inclusive com uma aluna que já participou do programa. Gina Mikowaiski Valent, da Assessoria Internacional do IFRS, lembrou que eles serão embaixadores do instituto nos países em que irão estudar. “As pessoas nas universidades estrangeiras formarão a imagem do IFRS e do Brasil a partir da ideia e da imagem que vocês passarem, pois vocês estarão nos representando nesses países”, frisou.

A aluna do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Sertão, Magda Barbosa, compartilhou vivências com os novos bolsistas do programa. Ela retornou de um ano de estudos na Universidade de Tor, em Roma (Itália), neste mês de julho. “É um grande aprendizado, não apenas intelectual, mas cultural e emocional. Ao conviver com pessoas de diferentes hábitos e culturas, nos tornamos mais maduros e tolerantes”, contou.

Experiências que os estudantes do câmpus Porto Alegre, Carolina Borba da Silva, que vai para a Itália, e César Purper, que tem como destino a Irlanda, estão ansiosos para viver.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Estar vivendo isso é algo que eu nunca imaginei para a minha vida. E eu sei que isso se deve, basicamente, aos meus estudos, à minha caminhada acadêmica. Não posso esquecer dos meus professores que me ajudaram, da minha família, essa conquista é deles também. Quanto ao meu crescimento nesse período, eu sei que será muito além do que eu verei nos livros, eu evoluirei como pessoa, também”, descreve Carolina.

A aluna irá estudar por um ano na Università Degli Studi di Padova, em Pádua, na Itália, num curso equivalente ao que ela faz no IFRS, na área de Ciências da Natureza. A viagem está prevista para a última semana de agosto.

Sobre ter que estudar em outro língua, Carolina conta que está fazendo um curso online de italiano, mas está esperando para aprender mais no primeiro mês no país pois será o período em que fará um curso intensivo do idioma.

Já Purper embarca no início de setembro para Limerick, na Irlanda, onde estudará na University of Limerick, até julho de 2014.

"Espero vivenciar a cultura da Irlanda como um todo, para assim poder aproveitar o máximo desse ano como intercambista. Quando eu fui me inscrever para a bolsa, o país que mais me chamou a atenção entre todos disponíveis foi a Irlanda", colocou o estudante de Sistemas para Internet.

Outra aluna do IFRS - Câmpus Porto Alegre, Érica Nicolao Lunardi, do 6º semestre do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, já está na reta final de um intercâmbio em Victoria, no Canadá, também pelo Ciências sem Fronteiras. Ela retorna no final do ano ao IFRS.

O Programa Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, mantendo contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Gina Valent recomenda que os estudantes do IFRS interessados em participar das seleções fiquem atentos, pois constantemente há novas chamadas divulgadas no sítio do programa (www.cienciasemfronteiras.gov.br). “Também é necessário uma preparação: estudar o idioma do país de interesse, ter um bom rendimento acadêmico, participar de algum programa de iniciação científica ou de iniciação à docência. Outra exigência é ter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).”

Participantes:

Adrielen Canossa, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália

Alan Serafini Betto, Câmpus Sertão, país de destino: Itália

Anelise Girardi, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália

Carolina Monteiro Abreu, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Estados Unidos

Caroline Borba da Silva, Câmpus Porto Alegre, país de destino: Itália

Cesar Perdomo Purpper, Câmpus Porto Alegre, país de destino: Irlanda

Eduardo Rech, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Espanha

Emanuel Manica, Câmpus Sertão, país de destino: Itália

Fabio Goulart Andrade, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Noruega

Fernanda Bebber Scopel, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália

Leonardo Ferrari, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Espanha