Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Divulgada classificação dos projetos de pesquisa do IFRS que concorrem a bolsas do CNPq
Início do conteúdo da página

Divulgada classificação dos projetos de pesquisa do IFRS que concorrem a bolsas do CNPq

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2013, 10h16 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2013, 10h16 | Acessos: 933

Foi divulgada no dia 16 de julho a classificação final dos projetos de pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que concorrem a bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo Edital Propi/IFRS nº 009/2013. Os que obtiveram as melhores classificações serão contemplados conforme o número de bolsas que deve ser informado pelo CNPq a partir de 19 de julho.

O edital abrange três modalidades: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Do câmpus Porto Alegre foram selecionados oito projetos, sendo que um deles ficou em primeiro lugar na classificação: o projeto "Imagens em acervos que narram os tempos do trabalho na cidade".

Clique aqui para conferir a lista de todos os projetos selecionados.

Para realizar as avaliações, o Comitê Institucional dos Programas de Bolsas do CNPq do IFRS, composto por representantes da área de pesquisa dos 12 câmpus, reuniu-se na Reitoria nos dias 15 e 16 de julho. No dia 16, pesquisadores do CNPq também participaram, para averiguação do processo.

Integraram a comissão externa os bolsistas de produtividade CNPq Mara Zeni Andrade (UCS), Maura Corcini Lopes (Unisinos) e Alberto Miele (Embrapa). Eles reuniram-se com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRS, Júlio Xandro Heck, e com o comitê institucional.

O presidente do comitê institucional, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, do Câmpus Bento Gonçalves, colocou que 55 projetos foram recebidos, um número considerado expressivo. Para a nota de classificação, consideraram-se o currículo lattes dos pesquisadores (docentes ou técnicos-administrativos da instituição) e o mérito dos projetos.

No site da reitoria do IFRS (www.ifrs.edu.br), link Pesquisa/Editais - Edital Propi 009/2013, é possível conferir todas as divulgações do processo.

Comitê Institucional dos Programas de Bolsas do CNPq do IFRS   Comitê Institucional dos Programas de Bolsas do CNPq do IFRS   Comitê Institucional dos Programas de Bolsas do CNPq do IFRS

(Texto adaptado, com informações e fotos do Departamento de Comunicação do IFRS - Reitoria)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->