Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > IFRS adere ao Projeto Esplanada Sustentável
Início do conteúdo da página

IFRS adere ao Projeto Esplanada Sustentável

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2013, 04h50 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2013, 04h50 | Acessos: 1139

O Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS) aderiu no último mês ao Projeto Esplanada Sustentável (PES). A partir de agora todos os materiais gráficos produzidos pelo instituto levarão o selo "IFRS apoia o Projeto Esplanada Sustentável". Por meio da produção destes materiais pretende-se conscientizar a comunidade acadêmica para o uso racional dos recursos naturais.

Esse projeto é uma iniciativa conjunta dos Ministérios do Planejamento, Meio Ambiente, Minas e Energia, e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que tem por objetivo incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem um modelo de gestão organizacional e de processos estruturados na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.

Com essa iniciativa busca-se melhorar a qualidade do gasto público pela eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos; incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas; estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos; garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta, além de melhorar a qualidade de vida no ambiente do trabalho, e reconhecer e premiar as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais.

Espera-se que o PES seja um agente de mudança sobre as seguintes perspectivas:

Nova visão de Gestão - execução eficiente da despesa mediante a pactuação de resultados com os Ministérios, mediante o estabelecimento de metas de redução de despesas; gerando uma nova cultura de gastos com execução das despesas de forma sustentável por meio da introdução da variável socioambiental.

Buscando a valorização do órgão - reconhecimento (financeiro) às economias obtidas pelos Ministérios, por meio da devolução de até 50% do resultado alcançado a ser aplicada na melhoria da qualidade do gasto.

Valorização do Gestor - reconhecimento (não financeiro) aos melhores gestores, mediante a entrega de certificado de bom desempenho.

Valorização das boas práticas - Haverá trocas de boas práticas entre os Ministérios participantes por meio da Rede Esplanada Sustentável, além de orientações de especialistas nas diversas áreas. Por meio do projeto espera-se criar consciência junto aos servidores, quanto a eficiência do gasto por meio do combate ao desperdício de recursos.

Clique aqui para mais informações.

Selo Projeto Esplanada Sustentável

(Fonte: site da Reitoria do IFRS - www.ifrs.edu.br)

Notícias relacionadas:

28/02/2013 - Câmpus Porto Alegre adota medidas do Projeto Esplanada Sustentável

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->