Você está aqui: Página inicial > categoria páginas > Notícias > Notícias Principais > Inaugurado espaço do projeto de Extensão "Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem"

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2012, 21h36 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2012, 21h36 | Acessos: 3282

Foi inaugurado na noite de terça-feira, 9 de outubro, o espaço do projeto de Extensão "Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem", localizado no 3º andar da sede Centro do Câmpus Porto Alegre.

A inauguração foi aberta à comunidade do Câmpus, e contou com a presença de servidores, alunos e da Direção Geral. A professora Michelle Câmara Pizzato, coordenadora do projeto, realizou a abertura, falando sobre os objetivos da proposta e como esta foi concebida, com a participação de uma equipe formada por alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e professores colaboradores.

Logo após a abertura oficial do espaço, simbolizada pelo corte da fita inaugural, os participantes foram convidados a visitá-lo, a fim de conhecer sua metodologia de funcionamento.

O ambiente apresenta aos visitantes o cenário de um crime, criado a partir de uma história fictícia sobre o roubo de um valioso quadro, em que há um assassinato; e recria ainda um laboratório de investigação forense, onde o visitante é o perito, convidado a analisar as evidências do crime através da química forense.

Assim, o ambiente interativo de aprendizagem "Química Forense" objetiva receber estudantes para que, atuando como peritos em cenas de crime fictícias, possam adentrar ao universo da química forense. A visitação ao espaço é aberta a escolas de educação básica, mediante pré-agendamento, para turmas de até 15 pessoas.

O projeto busca incentivar o gosto pela ciência, ao mesmo tempo contribuindo para a superação de problemas como a falta de interesse de crianças e adolescentes pela Química, fator associado especialmente à falta de conexão entre a Química ensinada na escola (ensino formal) e fora dela (ensino informal) e a vida real dos estudantes. Em relação ao ensino informal, as atividades usualmente desenvolvidas e os ambientes de aprendizagem normalmente utilizados estão estruturados sob uma perspectiva expositiva. Por isso, esse público se sente pouco atraído para essas atividades e ambientes, uma vez que há pouco estímulo ao espírito investigativo.

Além desse ambiente interativo de aprendizagem na modalidade presencial já implantado, a proposta do projeto ainda inclui a criação e implementação de um software livre para ser usado na modalidade virtual, também orientado para a aprendizagem por investigação e utilizando a estratégia do Role Playing Game (RPG), envolvendo química forense e investigação criminal.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site: ifrspoa.wix.com/projetocienciaforense

E as redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/quimicaforense.ifrs

Twitter: twitter.com/ProjQuimicaFor

Confira algumas fotos da inauguração e do novo espaço de aprendizagem:

Mensagem de boas-vindas ao Ambiente Interativo de Aprendizagem Química Forense   Porta de entrada do espaço do projeto antes de ser aberta ao público   Inauguração contou a presença da comunidade acadêmica do Câmpus   A coordenadora do projeto, professora Michelle Pizzato, fez a abertura

Cena fictícia de um crime é apresentada aos visitantes   Alunos simulam a perícia no ambiente   O cenário simula um assassinato   Os visitantes são convidados a conhecer o espaço de investigação

Do lado de dentro...   Ambiente recria laboratório de investigação forense   Análise de solo e de fibras...   Análise de impressões digitais...

Análise de impressões digitais - foto 2   Teste de narcóticos e sangue   Teste de narcóticos   Teste presuntivo de sangue

Pôster resumo do projeto    Decoração com a temática do local   Réplica da maleta do perito forense   Espaço Química Forense: Ambiente Interativo de Aprendizagem